ESPORTE Vela

Robert Scheidt e Anderson Brandão conquistam o título do Sul-Brasileiro de Snipe em Florianópolis

Com duas vitórias nas regatas decisivas de domingo, Scheidt e Brandão confirmam a conquista em Florianópolis – Fotos: Victor Feldmann/Heusi Action/Veleiros da Ilha

O domingo (28) foi decisivo no 54º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Snipe, realizado no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Florianópolis. Com ventos constantes do quadrante norte, variando entre 15 e 16 nós ao longo do dia, foram disputadas as duas regatas finais que consagraram Robert Scheidt e Anderson Brandão (YCSA/EVI/SP) como campeões do evento. 

A dupla formada por Robert Scheidt e Anderson Brandão (YCSA/EVI/SP) mostrou regularidade durante toda a competição e confirmou o título após uma campanha consistente. Ao todo, eles venceram quatro das seis regatas disputadas, somando apenas 5 pontos perdidos. O segundo lugar ficou com os catarinenses José Irineu e João Marcelo Carlin (ICSC), que somaram 16 pontos. O pódio foi completado pelos argentinos Luciano Pesci e Florencia Galimberti (YCO/CVB), em terceiro lugar com 21 pontos.

Dono de cinco medalhas olímpicas – duas de ouro (Atlanta 1996 e Atenas 2004, ambas na ILCA), duas de prata (Sydney 2000, ILCA; Pequim 2008, Star) e uma de bronze (Londres 2012, Star – e 14 títulos mundiais (11 na ILCA e 3 na Star), Robert comemorou o título. “Eu sempre digo que Florianópolis nunca decepciona. Foram três ótimos dias de velejada, com condições que exigiram muito dos atletas. Nós conseguimos imprimir um ritmo muito bom no vento forte e isso ajudou muito. Estou muito feliz de ter vindo. Sempre vale a pena velejar neste mar maravilhoso”, comentou.

Na categoria Mista, a disputa foi bastante equilibrada e terminou com pódio internacional. Os argentinos Luciano Pesci e Florencia Galimberti, do Yacht Club Olivos, conquistaram o título, seguidos por Lucas Mazim e Luciana Figueiredo, do Clube dos Jangadeiros (RS), na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com a dupla gaúcha Henrique Silva Dias e Marilia Gomes Bassoa, do Veleiros do Sul (RS).

Na categoria Feminina, as campeãs foram Lara Nakamura Candemil e Anne Scampini, representando o Veleiros da Ilha (SC). Já entre os mais jovens, na categoria Júnior, a vitória ficou com a dupla Guilherme Menezes e Fernando Menezes, do Lagoa Iate Clube (SC). Na categoria Master, o título foi confirmado pelos campeões gerais do evento, Robert Scheidt e Anderson Brandão, do Yacht Clube de Santo Amaro em parceria com a Escola de Vela de Ilhabela (SP).

Lista de Campeões do Sul-Brasileiro de Snipe

Categoria Geral – Robert Scheidt e Anderson Brandão – Yacht Clube de Santa Amaro e Escola de Velha de Ilhabela – (SP)

Categoria Mista – Luciano Pesci e Florencia Galimberti – Yacht Club Olivos (Argentina) e Club Veleiros Barlavento (Argentina)

Categoria Master – Robert Scheidt e Anderson Brandão – Yacht Clube de Santa Amaro e Escola de Velha de Ilhabela – (SP)

Categoria Junior – Guilherme Menezes e Fernando Menezes – Lagoa Iate Clube (SC)

Categoria Feminina – Lara Nakamura Candemil e Anne Scampini – Veleiros da Ilha (SC)