ESPORTE Vela

Mini Circuito de Ubatuba define campeões

Foram, ao todo, cinco regatas em três dias de competição nas águas de Ubatuba, reunindo 22 equipes e cerca de 100 velejadores no único circuito de vela do litoral paulista dedicado exclusivamente a veleiros de 19 a 28 pés.

Hoje as regatas barla-sota aconteceram com ventos entre 12 e 15 nós, do quadrante leste, em um dia de mar menos agitado do que ontem, mas não menos frio, na raia montada entre o Saco da Ribeira e a Praia da Enseada.

Mostrando o equilíbrio proporcionado por barcos de tamanho parecidos, em todas as classes a decisão ficou praticamente para a última regata do campeonato.

Na primeira regata do dia, na classe BRA-RGS, a vitória ficou com o Lucnan, de Elezier Solidônio, tendo como segundo lugar o Bruschetta, de Fabrizio Marini, e o Bora Bora, de Isabela Malpighi, na terceira colocação.

Na segunda regata, vitória do Dos Reis, de Zek Reis. Em segundo nesta regata o Lucnan e na terceira posição, o Papo de Popa, de Eduardo Matheus.

Com isso apenas meio ponto deu a vitória no acumulado para o Lucnan, que terminou o campeonato com 9 pontos, Com 9,5 o Bruschetta ficou com a segunda colocação e apenas um ponto atrás veio o Bora Bora, que terminou o Mini Circuito com 10,5.

Na RGS Cruiser, a equipe liderada por Nancy Marton, o Winner, venceu as duas regatas de hoje e o Alimaya, de João Guimarães, ficou em segundo nas duas.

Desta forma, com 4 pontos acumulados nas cinco regatas (considerando um descarte) o Winner foi o vencedor da Cruiser, seguido do Alimaya e do Ubalegria, na terceira colocação.

Classificação geral

Ao final, o Mini Circuito Ubatuba BK Sails consagrou a equipe do Ranger 22 Lucnan, de Elezier Solidônio, como campeões gerais (englobando todas as classes). Em segundo na geral o Bruschetta, e em terceiro, o Bora Bora, a mesma classificação da BRA-RGS.

Dentre os J24, os três primeiros foram o Bruschetta (5 pontos), Bora Bora, com 7 e o Jacaré, de Ricardo Delgado, com 10. 

Finalmente, na Ranger 22, Lucnan, Papo de Popa e Winner, com 4, 8 e 12 pontos, respectivamente, foram os três primeiros colocados.

Para o diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, Alex Calabria, o Mini Circuito Ubatuba, já em sua quarta edição, se consolida como um evento importante para os comandantes e tripulações deste veleiros menores em tamanho mas não menos divertidos de se velejar:

“Sem dúvida, esse é o caso que tamanho não define a qualidade da velejada. Foi um campeonato muito disputado, afinal todos velejam muito próximos. Não dá para uma equipe abrir uma grande vantagem em relação aos demais, as regatas são sempre muito ‘pegadas’ e esse é um dos fatores que torna o Mini Circuito tão legal”, comenta Alex.

“Acho que, chegando à quarta edição, o Mini Circuito se consolidou como o mais importante campeonato para veleiros deste porte, o que nos deixa muito satisfeitos, pois sempre foi objetivo nosso e do Ubatuba Iate Clube despertar o potencial dos velejadores destes barcos.

Para o campeão da BRA-RGS, o comandante Elezier Solidônio, do Lucnan, “o campeonato não têm equipe fácil. Diria até que é um dos mais difíceis aqui da região. Todo mundo velejando junto, regatas disputadíssimas, mas a gente já veleja junto há muito tempo, veleja em família e essa colocação acho que vem desse entrosamento, de muito esforço para nos aperfeiçoarmos. Um resultado que faz juz ao esforço da equipe”.

Nancy Marton vencedora da RGS Cruiser complementa este sentimento de competição acirrada na água mas em clima de amizade:

“Foram três dias desafiadores, com muito mais ventos do que estamos acostumados e a gente ainda teve o desafio de corrrer dois dias com as genoas 150 que recebemos da BK Sails na sexta-feira, mas como hoje a previsão era de mais ventos contamos com a ajuda o Anderson (do veleiro Ubalegria) que nos emprestou as genoas 2 e 3 e assim demos conta deste último dia também com o esforço da tripulação.

Queria também parabenizar o clube os demais velejadores, agradecer a organização, hospitalidade e dizer que já estamos a espera dos próximos eventos”.

E, como não podia ser diferente, terminamos o Mini Circuito Unbatuba BK Sails com a cerimônia de premiação que, além dos belos troféus e medalhas contou ainda com os prêmios e sorteios da BK Sails, da Sun Tech, Sailinng Cast e Nautibelle.

O próximo desafio as velejadores proposto pelo Ubatuba Iate Clube em 206 já tem data marcada, Será o Troféu das Ilhas, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro próximo e privilegia as regatas de percurso pelas bela Ilhas da região,