
No mês em que celebramos o Dia da Natureza (04OUT), o Dia das Crianças (12OUT) e o Dia Nacional do Mar (12 OUT), a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou mais uma edição do “Mar de Histórias”. Pelo 2º ano consecutivo, a Instituição participou da 2ª Mostra de Educação Ambiental de São Gonçalo: “Projeto Meu Ambiente”. O evento, que aconteceu no dia 1º de outubro no Teatro Municipal Gonçalense, reuniu cerca de 250 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de São Gonçalo. A Mostra, uma consciência para gerar mudanças, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo (SEMMATRAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
As crianças apresentaram atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo e mostraram na prática o que aprenderam. Uma tarde animada que integrou um espaço dinâmico de diálogo e troca de experiências. A iniciativa teve como propósito promover a conscientização ambiental e fortalecer valores essenciais de sustentabilidade e responsabilidade ecológica.
Teve um pouco de tudo: contação de histórias, jogo de dominó, coleta seletiva … Contudo, o destaque da Mostra foi o espetáculo teatral “A Batalha da Natureza”. A apresentação, de forma lúdica e interativa, abordou a importância da conservação e da preservação da natureza, principalmente dos oceanos, incentivando atitudes conscientes. Um dos pontos centrais foi o incentivo às práticas dos 3 R: Reduzir, Reciclar e Reutilizar, conceitos fundamentais para a sustentabilidade. Ao final da peça, os personagens realizaram com os alunos um quiz com perguntas relacionadas aos assuntos abordados durante o espetáculo.
O projeto “Mar de Histórias” busca despertar nas crianças a conexão com o universo marítimo, estimulando nelas o sentimento de pertencimento e a responsabilidade pela conservação dos oceanos e do meio ambiente marinho.
Adicionar Comentário