
Durante séculos exploradores tentaram encontrar um caminho mais curto entre a Europa e a Ásia. Os portugueses dominavam a rota via Cabo da Boa Esperança, os espanhóis via Estreito de Magalhães. Os ingleses foram os primeiros a buscar uma nova rota, e sairam em várias expedições pelo Oceano Ártico.
Este é um resumo de como surgiram as grandes explorações pela Passagem Noroeste, que é um caminho entre um conjunto de ilhas ao Norte do continente americano, no caso, acima do Canadá. Durante séculos esta passagem ficou fechada, e apenas em 1905 Roald Amunden conseguiu passar depois de três verões.
Somente na década de 80 alguns barcos de cruzeiro começaram a navegar pela Passagem Noroeste durante o verão. Com o intuíto de fazermos um documentário sobre o impacto das mudanças climáticas no Oceano Ártico e na Calota Polar, o Igor Bely e eu velejamos em um barco sem motor, aberto no verão boreal de 2022.
O resultado é um belíssimo documentário produzido pela Tocha Filmes. Produção: Sylvio Rocha e Beto Pandiani Cinegrafistas: Alberto Andrich, Ale Socci, Igor Bely e Beto Pandiani. Trilha Sonora Camilo Carrara.
Adicionar Comentário