Marinha

Marinha dá início à Operação Navegue Seguro 2026

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

A Marinha do Brasil (MB) iniciou a Operação Navegue Seguro 2026, uma campanha nacional de caráter educativo e fiscalizatório voltada à prevenção de acidentes, à proteção de vidas e à preservação da segurança nos meios aquaviários. Coordenada conjuntamente pelo Comando de Operações Navais (ComOpNav) e pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), a nova edição amplia as ações de orientação e fiscalização após os resultados expressivos alcançados em 2025, quando foram realizadas em todo o País mais de 133 mil abordagens a embarcações, resultando em 7.336 notificações e 710 apreensões de embarcações com irregularidades.

Durante a operação, as equipes da Marinha realizam inspeções em todo o território nacional, com o propósito de identificar os principais problemas que contribuem para os acidentes náuticos, como a ausência de habilitação dos condutores, documentação das embarcações vencida ou incompleta, falta de equipamentos de segurança obrigatórios (coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio), superlotação e condições inadequadas de navegabilidade. Além disso, em 2026, a campanha reforçará o controle do consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, utilizando etilômetros (popularmente conhecidos como bafômetros) para coibir essa prática.

As ações são intensificadas em marinas, rampas públicas, clubes náuticos e áreas com maior concentração de embarcações, com atuação em pontos de maior movimento e durante horários de pico para ampliar presença, alcance e efetividade. O foco é promover a conduta segura na navegação, o uso dos equipamentos obrigatórios a bordo e o respeito às normas de tráfego aquaviário, reduzindo ocorrências como encalhes, colisões, quedas ao mar e incêndios a bordo.

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, destaca que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e proteger vidas, reforçando a importância do cumprimento das normas de segurança e das boas práticas na condução de embarcações.

No trabalho contínuo de monitoramento que a Marinha realiza, observamos, neste período de janeiro a março, um expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e recreio em nossas águas. Em função desse alto fluxo, as ações da Operação Navegue Seguro tornam-se vitais, especialmente para prevenir e conscientizar a população. Sempre lembrando que a segurança é responsabilidade de todos. Cabe a cada cidadão cumprir as normas vigentes, usar os equipamentos obrigatórios e planejar cada saída no aplicativo NAVSEG, pontos importantes para que possamos evitar acidentes e salvar vidas”, frisou.

Boas práticas salvam vidas

Fique atento às condutas essenciais destacadas pelas equipes da Marinha para garantir uma navegação segura: atenção à previsão do tempo; manutenção de velocidade adequada; respeito às áreas de banhistas, aos canais de acesso e à sinalização náutica; além da proibição de operar embarcações sob efeito de álcool ou outras substâncias.

Aplicativo NAVSEG

A Marinha recomenda aos condutores de embarcações, seja de pesca, de carga ou de turismo, o uso do aplicativo NAVSEG. A ferramenta permite informar o Plano de Navegação – com informações como rota, destino, aviso de saída, horário de retorno e número de pessoas a bordo – possibilitando o acompanhamento pelas marinas, clubes náuticos, Capitanias, Delegacias e Agências (CDA). Em caso de emergência, essas informações agilizam buscas e resgates.

O aplicativo NAVSEG está disponível para Android e iPhone (iOS).


Confira, abaixo, um balanço dos resultados alcançados em cada Distrito Naval no âmbito da Operação Navegue Seguro em 2025:

1º DISTRITO NAVAL

As Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a Capitania Fluvial de Minas Gerais e a Delegacia em Macaé intensificaram as ações de Inspeção Naval por meio da Operação Navegue Seguro, no período de novembro de 2024 a março de 2025. Além disso, também foi implementada a Operação Lei Seca Marítima com o objetivo de promover a fiscalização intensiva do tráfego aquaviário, incluindo a aplicação de testes de etilômetro e campanhas educativas voltadas à prevenção de acidentes causados pela condução de embarcações sob efeito de álcool.

Na área do 1º Distrito Naval, 31.867 embarcações foram inspecionadas, 6.105 testes do etilômetro foram realizados, 2.018 notificações foram emitidas, 883 autos de infração lavrados, 129 embarcações apreendidas, 46 Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurados, 44 acidentes registrados e 18 palestras de conscientização realizadas com a população.

2º DISTRITO NAVAL

Para garantir a segurança da navegação durante a alta temporada, as Capitanias, Delegacias e Agências da área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, que compreende os estados da Bahia e de Sergipe, realizaram, de 20 de dezembro de 2024 a 15 de março de 2025, 21.051 ações de abordagem a embarcações, com 1.553 notificações, 339 autuações e 139 apreensões por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei nº 9.537/97). Durante as abordagens, 2.213 testes de alcoolemia foram aplicados. 
Durante toda a Operação Navegue Seguro, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário foram reforçadas com o emprego de, aproximadamente, 300 militares, que compõem equipes extras de Inspeção Naval e atuam nos mais de mil quilômetros de litoral, rios e na Baía de Todos-os-Santos (BTS), a segunda maior baía navegável do mundo.

 3º DISTRITO NAVAL

O Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, por meio de suas Capitanias e Agências subordinadas, também incrementou as atividades de fiscalização do tráfego aquaviário, com 22.605 inspeções em embarcações realizadas, o que resultou em 1.135 notificações e 74 apreensões, durante o período de 20 de dezembro de 2024 a 15 de março de 2025.

As equipes de Inspeção Naval do Com3ºDN ainda promoveram 624 visitas e palestras para mais de 5 mil pessoas com o propósito de conscientizar condutores, passageiros e a comunidade marítima, quanto às normas da Marinha e às regras de segurança da navegação.

4º DISTRITO NAVAL

No âmbito do 4º Distrito Naval, que inclui os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, a Operação Navegue Seguro contabilizou 11.120 abordagens a embarcações, resultando na emissão de 590 notificações e na apreensão de 58 embarcações. As ações de fiscalização incluíram ainda a realização de 335 testes de alcoolemia, fortalecendo o combate à condução de embarcações sob efeito de álcool e o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança da navegação e a proteção da vida humana no meio aquaviário.

5º DISTRITO NAVAL

Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o 5º Distrito Naval também impulsionou as ações voltadas à segurança da navegação no âmbito da Operação Navegue Seguro, durante o período de 20 de dezembro de 2024 a 15 de março de 2025. Como resultado direto desse esforço, foram inspecionadas 9.356 embarcações, com a emissão de 789 notificações, 240 autos de infração, 51 apreensões e 35 IAFN.

Além do reforço na fiscalização nos Polos de Inspeção Naval, foram realizadas 12 palestras  na área de jurisdição do distrito, com foco na conscientização de condutores e proprietários de embarcações de esporte e recreio, assim como os de transporte de passageiros, com o propósito de assegurar que a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e suas regulamentações, além das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), sejam devidamente cumpridas, além de promover a importância da preservação ambiental e do uso sustentável da Amazônia Azul e outras áreas da jurisdição brasileira.

6º DISTRITO NAVAL

Na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval, que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, 2.915 embarcações foram inspecionadas, 82 notificações foram emitidas, 2 embarcações apreendidas, 2 IAFN instaurados, e não houve ocorrência de acidentes. A ação foi realizada em 22 rios localizados nos estados, sendo eles: Paraguai, Dourados, Miranda, Taquari, Brilhante, Ivinhema, Sucuri, Paranaíba, Formoso, Amambai, Teles Pires, Verde, Braço Norte, Manito, Cabaçal, Paraguai, Guaporé, Jauru, Araguaia, das Mortes, das Garças, Cuiabá, Aripuanã e Manso.

7º DISTRITO NAVAL

Nas regiões sob responsabilidade do Comando do 7º Distrito Naval, que inclui o Distrito Federal, Goiás e Tocantins, as ações da Operação Navegue Seguro em 2025 foram realizadas entre 31 de maio e 11 de agosto (período de maior fluxo na região), com o foco de intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário, especialmente em embarcações de lazer e transporte de passageiros, com o objetivo de proteger a vida humana nos rios e lagos, garantir a segurança da navegação e prevenir a poluição ambiental.

No Distrito Federal, a Capitania Fluvial de Brasília inspecionou 713 embarcações no Lago Paranoá, Corumbá IV e Serra da Mesa, resultando em 78 notificações e 40 apreensões, principalmente de motos aquáticas. A principal infração foi a condução de embarcações sem habilitação, o que demonstra a importância das ações educativas promovidas pela Marinha.

Em Goiás, a Capitania Fluvial realizou mais de 3 mil abordagens no Rio Araguaia, notificando 100 condutores e apreendendo dez embarcações por irregularidades relacionadas à documentação e ao uso de equipamentos de segurança. No Tocantins, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins concentrou a operação nas praias mais movimentadas, como Porto Nacional, Peixe, Palmas e Araguacema. Foram 1.234 abordagens, 102 notificações e 23 apreensões, além da instauração de quatro inquéritos sobre acidentes e fatos da navegação. O aumento do turismo na temporada seca, que atrai mais de um milhão de visitantes, exigiu reforço nas fiscalizações e na emissão de registros e habilitações náuticas, assegurando que a navegação na região ocorra de forma segura e responsável.

8º DISTRITO NAVAL

No âmbito do 8º Distrito Naval, que compreende os estados de São Paulo e Paraná, foram realizadas 18.126 abordagens e inspeções em embarcações. As ações resultaram na emissão de 567 notificações por irregularidades constatadas e na apreensão de 58 embarcações, no período de 20 de dezembro de 2024 a 15 de março de 2025.

9º DISTRITO NAVAL

No 9º Distrito Naval, que compreende os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, as ações da Operação Navegue Seguro resultaram na inspeção de 11.685 embarcações, com a emissão de 322 notificações por irregularidades, 126 apreensões e 13 IAFN instaurados. As atividades também contemplaram a realização de ações educativas, que alcançaram mais de 35 mil  pessoas por meio de palestras de conscientização.

Para mais informações entre em contato com o Comando do Distrito Naval responsável por sua área de jurisdição.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/