
A Praia Pontinha do Outeiro, em Araruama, foi palco de muita emoção entre os dias 19 e 21 de setembro, com a realização do Desafio Brasileiro de Kitesurf Araruama 2025. O campeonato reuniu mais de 120 atletas de diferentes estados do país, consolidando o município como a Capital Nacional do Kitesurf, título reconhecido oficialmente por lei.
Com disputas eletrizantes nas modalidades Kiteboard TT Race e Big Air, o evento atraiu competidores experientes, novos talentos e um grande público, que acompanhou manobras radicais, além de curtir atrações musicais, feirinha de artesanato e opções de gastronomia. Um dos destaques foi a participação feminina: cerca de 20% dos competidores eram mulheres, reforçando a diversidade crescente no esporte.
Ao todo, foram distribuídos R$ 30 mil em premiações em dinheiro, contemplando categorias gerais e divisões por idade, além de troféus e medalhas de participação, tornando a competição ainda mais memorável.
Resultados:
- TT Race Feminino – Geral: Gabriella Terreiro (1º), Sandy Ramos (2º) e Myrella Pinheiro (3º)
- TT Race Masculino – Geral: Gleison Magalhães (1º), Vittor Maciel Filho (2º) e Matheus da Silva Faria (3º)
- Big Air Feminino: Gabriella Terreiro (1º), Sandy Ramos (2º) e Myrella Pinheiro (3º)
- Big Air Masculino: Gleison Magalhães (1º), Vittor Maciel Filho (2º) e Matheus da Silva Faria (3º)
Entre as histórias inspiradoras, a de Sandy Ramos chamou atenção. Velejadora há mais de oito anos e mãe de uma menina de dois anos, ela celebrou o retorno às competições após um período dedicada à maternidade. “É muito bom poder prestigiar este evento. Fico feliz de, mesmo ‘enferrujada’, subir ao pódio”, comentou a atleta, que é de Goiás e atualmente vive em São João da Barra (RJ).
Para Wellington Barrus, recém-empossado secretário de Esporte e Lazer de Araruama, a iniciativa reforça o potencial da cidade como destino esportivo e turístico. “É importante para a gente atrair turistas, movimentar a população e envolver interessados de todas as idades. Vem muita coisa boa por aí!”, destacou.
Já Samuel Gonçalves, velejador e organizador do campeonato, ressaltou o impacto do encontro:
“O evento foi incrível. É uma alegria ver tanta gente de idades distintas velejando, engajada e praticando um esporte que cresce a cada ano. O campeonato não só aproxima a população do kitesurf, como também oferece entretenimento de qualidade para toda a família.”
Realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Araruama, o Desafio Brasileiro de Kitesurf 2025 reforçou o compromisso da cidade em projetar-se também no cenário esportivo internacional.
“Fomentar o esporte significa retorno direto no social, na saúde e no turismo. Araruama está pronta para voos ainda maiores, levando o kitesurf brasileiro a ganhar mais visibilidade no mundo”, finalizou o secretário Barrus.
Adicionar Comentário