ESPORTE Surf Vela

Campeonato de Kitesurf agita a Lagoa de Araruama em setembro

De 19 a 21 de setembro, a Praia Pontinha do Outeiro será palco de um dos maiores campeonatos de kitesurf da região: o Desafio Brasileiro de Kitesurf Araruama 2025, que reunirá atletas de várias partes do país. O evento promete manobras radicais e muita emoção em duas modalidades: Kiteboard TT Race e Big Air que atraem desde competidores experientes até novos talentos do esporte.

Organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Araruama, o campeonato distribuirá R$ 30 mil em prêmios, além de troféus para os vencedores. Os 100 primeiros inscritos também receberão medalhas de participação, tornando o evento uma experiência marcante para todos os competidores.

Samuel Gonçalves, velejador à frente da organização, destaca que o encontro vai além da competição: “Reunir atletas de diferentes estados mostra a força do esporte e o potencial da nossa região como referência nacional. A Lagoa de Araruama oferece ventos constantes e um cenário incomparável, com condições perfeitas que atraem atletas e turistas, consolidando a cidade como a verdadeira Capital do Kitesurf.”

Para o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Claudio Rocha Perocco, a realização do campeonato reafirma a posição estratégica de Araruama no calendário esportivo nacional: “Araruama hoje se destaca no cenário nacional como uma das melhores raias náuticas em Laguna. Nossa lagoa revitalizada está preparada para receber grandes eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais. Fomentar esportes náuticos como o Desafio Brasileiro de Kitesurf muito nos honra, pois Araruama, desde o início da gestão da prefeita Daniela Soares, respira esporte”, afirma.Além do impacto esportivo, a competição promete movimentar setores importantes da economia local. “Quando realizamos eventos dessa grandeza o retorno é certo. O turismo esportivo é capaz de movimentar toda a cidade e, em especial, os setores de gastronomia e hotelaria, proporcionando grandes impactos positivos no desenvolvimento econômico de Araruama”, completa Perocco.

Reconhecida oficialmente por lei como a Capital do Kitesurf, a cidade projeta passos ainda maiores no cenário internacional. “A Prefeitura de Araruama tem se dedicado a proporcionar o melhor para a população. Fomentar o esporte significa retorno direto no social e na saúde do cidadão. Em nossos planos futuros, buscamos colocar Araruama também no cenário esportivo internacional”, finaliza o secretário.As inscrições para o Desafio Brasileiro de Kitesurf estão abertas até às 10h, do dia 19 de setembro,e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/cHLNKjhEXkM9vG4C6