paceria
Meteorologia e Oceanografia

Comissão PNBOIA III/Costa Sudeste II

O Navio Oceanográfico Antares está realizando a Comissão PNBOIA III/Costa Sudeste II, a 250ª Comissão Oceanográfica no litoral dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo.

Durante a Comissão estão sendo realizadas mais de 100 estações oceanográficas com Conjunto CTD-Rosette, além da coleta de dados meteoceanográficos contínuos ao longo de sua derrota, incluindo perfis de temperatura, salinidade e oxigênio do oceano e dados meteorológicos.

Essa comissão é parte integrante do Plano de Coleta de Dados Meteoceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação e os dados coletados serão disponibilizados à comunidade científica através do Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO).

Além da coleta de dados meteoceanográficos a Comissão realizará a manutenção da boia SANTOS do Programa Nacional de Boias, o PNBOIA. Esse programa busca implementar a coleta de dados meteorológicos e oceanográficos através de uma rede de boias meteoceanográficas fixas, dispostas ao longo da costa brasileira. As boias são equipadas com sensores que coletam uma variedade de dados ambientais. Os dados coletados pelo PNBOIA encontram-se disponíveis no site do GOOS-BRASIL (http://www.goosbrasil.org/pnboia/).

figura

Sobre o autor

Centro de Hidrografia da Marinha

O Serviço Meteorológico Marinho brasileiro (SMM), executado pelo Centro de Hidrografia da Marinha, provê apoio ao navegante por meio da emissão de avisos de mau tempo, elaboração de cartas sinóticas e de boletins de previsão meteorológica para toda a METAREA V (área de responsabilidade marítima brasileira).

As atividades desenvolvidas pelo Serviço Meteorológico Marinho brasileiro são executadas em cumprimento a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS 1974-1988, Ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 92.610).

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário