Meteorologia e Oceanografia

Lançamento da Boia Meteoceanográfica “SANTOS” – PNBOIA

O PNBOIA (Programa Nacional de Boias) é um programa multi-institucional que busca implementar a coleta de dados meteorológicos e oceanográficos ao longo da costa brasileira. Este programa opera através de uma rede de boias meteoceanográficas fixas equipadas com sensores que coletam uma variedade de dados ambientais. O monitoramento ambiental realizado apoia as atividades de meteorologia e oceanografia do Brasil, beneficiando os setores de defesa civil, agricultura, zona costeira, recursos vivos, validação de dados de satélites e de modelos numéricos para a previsão meteorológica e oceanográfica, atividades da indústria do petróleo e de meio ambiente, instalações Offshore, portos e estruturas costeiras, transportes marítimos, segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar.

Grande esforço logístico e financeiro tem sido dispendido pela Marinha do Brasil para garantir a operação das boias meteoceanográficas estabelecidas. A continuidade da operacionalidade de cada uma destas boias é constantemente ameaçada pelas adversas condições ambientais encontradas no mar e também devido a ação de vandalismo. No total, já foram realizados o lançamento de boias (sempre próximo a região de quebra da plataforma continental) em 9 pontos diferentes da costa brasileira que são: Rio Grande, Itajaí, Santos, Cabo Frio, Baia de Guanabara, Vitória, Porto Seguro, Recife e Fortaleza. Atualmente o programa encontra-se com 4 boias em operação (Itajaí, Santos, Cabo Frio e Fortaleza) sendo a boia meteoceanográfica “SANTOS” a mais recente a ser relançada e portanto restabelecida.

O restabelecimento da meteoceanográfica “SANTOS” ocorreu no início de junho de 2017 e teve seu lançamento realizado pelo Navio Oceanográfico “Antares” (H-40). Esta boia, assim como as demais do programa, está fundeada próxima a profundidade de 200 m e coleta dados ambientais tais como: intensidade e direção das correntes marítimas; direção, altura e frequência das ondas; pressão, temperatura e salinidade da água do mar; radiação solar; intensidade e direção do vento; temperatura do ar; umidade relativa e ponto de orvalho.

 Os dados coletados são transmitidos em tempo real via satélite e são disponibilizados gratuitamente na internet através do site do GOOS-BRASIL (Sistema Brasileiro de Observação dos Oceanos e Clima). Os dados publicados têm contribuído na produção de conhecimento científico e para o fornecimento de previsões oceanográficas e meteorológicas indispensáveis aos processos decisórios sobre a utilização eficaz dos recursos do mar e em caso de eventos extremos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário