Meteorologia e Oceanografia

Vai chover ou não? Saiba como é feita a Previsão do Tempo!

Quando perguntamos se vai chover, não imaginamos o trabalho escondido por trás de uma previsão. O pensamento popular é de que uma previsão do tempo pode ser feita apenas pelo simples ato de olhar para o céu e observar as nuvens. No entanto, o trabalho de um meteorologista engloba várias informações secundárias, que darão as condições técnicas necessárias para a previsão do tempo.

O meteorologista precisa estar atento as condições climáticas e as variáveis atmosféricas para fornecer uma previsão de tempo ou clima. Pode parecer simples, mas esse processo de elaboração da previsão é bastante complexo. O trabalho começa com a observação meteorológica, que consiste em analisar os sistemas atuantes na atmosfera, através do estudo das variáveis atmosféricas coletadas através de instituições meteorológicas de todo o mundo. Neste contexto, as principais são temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento. Além de analisar as variáveis atmosféricas, há também o uso de satélites que geram diversos produtos, entre eles imagens que fornecem informações sobre as condições de tempo, em tempo real, de sistemas atmosféricos sobre o globo terrestre.

Além de servir para elaboração do diagnóstico da atmosfera, os dados atmosféricos coletados também são empregados em equações matemáticas, que obedecem as leis físicas da natureza, e são resolvidas por computadores de alto desempenho a fim de apresentarem o resultado o estado da atmosfera para dias futuros em forma de gráficos. Esse processo se chama Previsão Numérica de Tempo (PNT). O meteorologista analisa se os resultados da PNT estão condizentes com as informações do momento atual a fim de elaborar as previsões de tempo para os dias seguintes. Neste momento faz-se valer de seus conhecimentos técnicos para tal avaliação.

Por fim, todos os dados são analisados e tudo é interpretado, permitindo assim que os meteorologistas façam uma avaliação geral do estado da atmosfera com o intuito de conhecer o comportamento de fenômenos meteorológicos como, por exemplo, frentes frias, ciclones, furacões e nevascas. Depois desta análise, são preparados os boletins que proverão informações, tais como avisos de mau tempo, ressaca, ventos fortes e dirão se “Vai chover ou não?”.

rumoaomar2

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário