A 16ª edição do Pesca e Companhia Trade Show foi aberta nesta quinta-feira (21), em São Paulo (SP). O principal evento do setor deve receber até o próximo sábado (23) mais de 15 mil pessoas no Pro Magno. Mais de 100 expositores mostram suas novidades em produtos e serviços de pesca, náutica, tiro esportivo, turismo, esportes outdoor, cutelaria e outros segmentos.
A expectativa dos organizadores em 2024 é a de superar os números de sucesso da edição anterior e mais de R$400 milhões em volume de negócios. A feira abre às 13h na sexta-feira (22) e às 10h no sábado (23).
Em 2024, a feira cresceu cerca de 25% em relação a 2023 no espaço. A expectativa é receber milhares de profissionais do setor nos três dias da feira, entre atacadistas, lojistas e operadores de turismo.
A feira foi aberta pelo fundador do Grupo Atol, Marcelo Claro, que recebeu integrantes do Ministério da Pesca e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. As representantes do Anzol Rosa – evento 100% destinado às mulheres em Mato Grosso do Sul – também participaram da cerimônia de abertura.
”O universo da pesca é gigante no Brasil, estimo que o número de pescadores passa de 16 milhões. A cada dez anos esse dado duplica e o potencial ainda é maior. Reunir neste evento toda a cadeia produtiva da pesca e turismo é importante para o crescimento do setor”, disse Marcelo Claro, organizador do Pesca e Companhia Trade Show.
A atividade cresce cada vez mais e no Brasil já movimenta em média R$ 1bilhão ao ano, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Em outros países, estima-se que a prática da pesca amadora gere por ano US$8,2 bilhões na Alemanha, US$6,2 bilhões na Inglaterra e País de Gales, US$24 bilhões nos Estados Unidos e US$5 bilhões no Canadá.
O Ministério da Pesca enviou ao Trade Show o secretário nacional de pesca industrial, Expedito Netto. A pasta informou o crescimento do setor no Brasil, principalmente entre as mulheres.
Em 2023 foram emitidas mais de 160 mil licenças de pesca amadora e esportiva, e destas apenas 9% foram para mulheres. Isso ressalta a necessidade de incentivar a prática da pesca entre as mulheres. Em relação aos campeonatos de pesca, o Ministério registrou 113 no ano de 2023, mas o número deve ser ainda maior.
”É importante aumentar o investimento, o governo tem que aparecer fortalecendo esses campeonatos estaduais, fortalecendo esses campeonatos municipais, para que os eventos tenham mais um fortalecimento, seja no turismo, seja na compra de gasolina, seja na compra do que você tem necessidade diariamente para a pesca esportiva”.
”Nós temos barcos, nós temos todos os tipos de utilitários que a gente se utiliza no nosso dia a dia na pesca e é através de incentivo, através de redução de imposto que é uma coisa que a gente briga para esse setor possa continuar desenvolvendo e crescendo cada vez mais”, contou Expedito Netto, do Ministério.
O turismo também é um segmento que promete aquecer o seu mercado na feira, com a divulgação de destinos brasileiros para a prática da pesca esportiva por parte de municípios e secretarias estaduais. O evento contou ainda com o II Fórum Nacional do Turismo da Pesca, que apresentou debates importantes para a área.
Os espaços turísticos funcionam como verdadeiras embaixadas de cada região, dando a oportunidade a operadores e empresários locais de apresentar seus produtos e destinos aos visitantes da exposição, bem como outros players no chamado B2B.
Sobre o Pesca & Companhia Trade Show
O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.
É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.
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