O Projeto Piabanha, cujas ações são voltadas para a proteção e soltura das espécies de peixes nativas da Bacia do rio Paraíba do Sul, uniu-se com a Companhia Paduana de Papéis, a COPAPA, para promover o World Fish Migration Day (Dia Mundial das Espécies Migratórias). A Copapa é uma indústria que trabalha com produtos ecológicos e realiza ações voltadas para o desenvolvimento de programas ambientais importantes.
Embora o surubim-do-paraíba seja a espécie escolhida para este evento, no do ano passado foram soltas no rio Paraiba do Sul grumatãs, piaus, piabanhas e o surubim-do-paraíba. Todas fazem parte do banco genético vivo do Projeto Piabanha, localizado em Itaocara, RJ.
O Projeto Piabanha <https://projetopiabanha.org.br/> busca proporcionar e viabilizar a conservação da biodiversidade, em especial a conservação dos peixes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
O Projeto Piabanha nunca esteve sozinho. Construiu uma história ao lado de pessoas, pesquisadores, universidades e instituições, numa área de 10 ha gentilmente cedida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO), onde se encontra um banco genético vivo, com reprodutores nativos.
EM DEFESA DOS RIOS, EM DEFESA DA VIDA
Adicionar Comentário