Notícias

I Simpósio Nacional de Geopolítica – Novos Rumos da Geopolítica Mundial

FOLDER DO SIMPóSIO DE GEOPOLÍTICA 1ª pag

Captura de tela de 2018-09-07 20-23-59
I Simpósio Nacional de Geopolítica – Novos Rumos da Geopolítica Mundial

A ESG – Escola Superior de Guerra e a UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, realizaram entre os dias 28 e 30 de agosto, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, o I Simpósio Nacional de Geopolítica – Novos Rumos da Geopolítica Mundial. O evento teve apoio da UFRJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Clube de Engenharia, UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos e do RUMAR, Instituto Rumo ao Mar.

Estiveram presentes na abertura oficial do dia 28 de agosto, o Comandante da ESG, o Reitor da UNIRIO, os Comandantes da ECEME e EGN e representantes das seguintes universidades e instituições de ensino superior: Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Univ. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Univ. Cândido Mendes (UCAM), Univ. Estácio de Sá (UNESA), UniLaSalle, IBMR, e ESPM.

Mesa de Abertura
Mesa de abertura teve presença do Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, Assistente Militar da Aeronáutica na ESG; do Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, vice-reitor da Unirio; do General do Exército Décio Luís Schons, Comandante da ESG; de Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia; e do Prof. Alcides Guarino, Pró-reitor de Graduação da Unirio. Foto: ESG

O I Simpósio Nacional de Geopolítica, reuniu especialistas de diferentes ramos do conhecimento científico que debateram sobre a distribuição do poder mundial, não mais controlado pela tríade capitalista (EUA, Europa e Japão), na medida em que um novo paradigma pós-moderno incorpora a China, como polo de atração mundial e um novo contendor não alinhado automaticamente ao centro da geopolítica global.

Foi uma oportunidade de reflexão sobre abordagens científicas com enfoque na análise da política mundial, sobre teorias de relações internacionais, competição mundial e instituições de direito internacional público.

foto (7)
Pesquisadores de Geopolítica e Relações Internacionais, além de estudantes, participaram de debates após as palestras. Foto: ESG

Pretende-se converter este Simpósio, num fórum de debates acadêmicos que contribua para fortalecer as relações interinstitucionais entre os Centros de Estudos Estratégicos e as universidades de todo o País.

O Simpósio previa a apresentação de pôsteres sobre os seguintes temas:

Tema 1: A Guerra Comercial e seus impactos na Geopolítica Global;

Tema 2: A ascensão geopolítica da China e a ordem mundial multipolar;

Tema 3: A geopolítica mundial e suas tendências de evolução.

Através de uma parceria institucional do Rumar Instituto Rumo ao Mar com o Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, quatro apresentadores de pôsteres, foram premiados com ingressos gratuitos para visitação ao AquaRio.

Palestra de Encerramento
Participaram da palestra de encerramento do simpósio os professores Wanderley Messias, da USP, Severino Cabral, como moderador, e Fernando Brancoli, da UFRJ. Foto: ESG

As palestras e debates do I Simpósio Nacional de Geopolítica podem ser acessados na íntegra no canal do Youtube da Escola Superior de Guerra:

Primeiro dia:
parte I: 
palestra e debate
parte II: 
palestra e debate

Segundo dia: palestra e debate