
Com foco na formação e qualificação de marítimos, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) participou, no dia 19 de agosto, do Ciclo de Palestras da Navalshore 2025 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, evento realizado no centro de convenções Expo Mag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
O encontro reuniu empresários, autoridades e profissionais do setor com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria naval brasileira, fomentar parcerias estratégicas e ampliar oportunidades de negócios. A Cerimônia de Abertura contou com a participação do representante do Ministério de Portos e Aeroportos, do Senhor Dino Batista, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, do Vice-Almirante André Macedo, Diretor de Portos e Costas, e do Senhor Sérgio Bacci, Presidente da TRANSPETRO, dentre outros setores associados à atividade marítima. Durante a abertura foram destacados os desafios e as perspectivas diante um cenário de retomada do crescimento e de busca por inovação, eficiência e sustentabilidade no mar.
A FEMAR esteve presente com participação de destaque no Ciclo de Palestras no maior evento da indústria de construção naval da América Latina. O Superintendente de Ensino da Fundação, Marco Antonio Pires de Almeida, apresentou o tema “A Formação de Marítimos no Brasil”, na qual discutiu os principais desafios enfrentados na qualificação de mão de obra especializada, além de abordar as perspectivas futuras para o ensino profissional marítimo no País.
O Superintendente de Ensino ainda ressaltou a importância dos cursos oferecidos pela Instituição — muitos deles gratuitos por meio do Programa de Responsabilidade Social (PRS). “A FEMAR tem um compromisso não apenas com o setor produtivo, mas também com a Sociedade. O PRS é uma das iniciativas mais importantes da Fundação, oferecendo cursos gratuitos voltados à formação e qualificação de trabalhadores do setor marítimo, além de abrir oportunidades para membros da comunidade em geral”, afirmou. Durante sua palestra, também abordou a necessidade de adaptação constante frente às transformações tecnológicas e às exigências do mercado internacional. “Estamos em um momento decisivo, em que o setor naval precisa de profissionais cada vez mais capacitados e alinhados às inovações tecnológicas. A capacitação técnica e o investimento em educação são pilares estratégicos”, completou.
O Presidente da Fundação, Marcelo Francisco Campos, reforçou a visão estratégica da Instituição e o compromisso com o fortalecimento da cultura oceânica no Brasil. “Vivemos um momento em que o mar volta a ser central para o desenvolvimento nacional. A Fundação acredita que o Brasil não é viável sem o mar — essa é a frase que nos move e orienta nossas ações. Trabalhamos com foco na captação, formação e valorização dos nossos profissionais marítimos, sem abrir mão da busca constante por soluções tecnológicas que modernizem o setor. A inovação é essencial para tornar o Brasil competitivo no cenário internacional”, concluiu. Com sua participação na Navalshore 2025, a Fundação de Estudos do Mar reafirma seu papel estratégico no fortalecimento da indústria marítima nacional.
Confira o vídeo sobre a participação da Fundação de Estudos do Mar na Navalshore 2025 no link: FEMAR NA NAVALSHORE 2025 🌊
Adicionar Comentário