Notícias

CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar recebe a Medalha Tiradentes na Alerj

IMG-20180620-WA0243
Mesa composta para a cerimonia. Ao centro presidindo, a Deputada Daniele Guerreiro

No dia 20 de Julho de 2018, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a “Medalha Tiradentes”, maior honraria concedida pela ALERJ.

Presidindo a cerimonia, estava a Deputada Daniele Guerreiro com as seguintes Autoridades presentes
Almirante Marco Antônio Guimarães Falcão – Superintendente de Gestão de Processos da DPC
Almirante João Arthur do Carmo Hildebrant – Diretor de Divisão e Registro do Tribunal Marítimo
Almirante Dilermando Roberto Lima – Diretor de Processamento Eletrônicos do Tribunal Marítimo.
Vice Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha – Diretor de Portos e Costas
Vice Almirante José Carlos Mathias – Diretor do Museu Naval

 

Confira abaixo os seu pronunciamento:

“Exma. Sra. Deputada Danielle Guerreiro

Exmo. Srs. Deputados

Exmo. Sr. Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha

Em nome dos quais cumprimentos os demais componentes da mesa, autoridades presentes, representantes de instituições, senhoras e senhores e colegas do mar.

Esta manhã, para mim, tem um significado especial. Um dia singular, porquanto tenho a honra de falar à tribuna de uma casa de leis e receber uma outorga desta magnitude.

Sinto como se tivesse alcançado um eldorado. Porém, isso não é mais nada do que um breve sentimento, uma vez que sempre haverá muito que fazer.

Na minha trajetória de Marinha, optei por uma profissão atípica, que se confunde mais com uma missão, qual seja: unir as nações, transportando riquezas de um continente ao outro através dos mares. Tive a oportunidade ímpar de viajar e conhecer pelo mar, quatro continentes. Hoje, tenho a absoluta certeza e convicção de que tracei o rumo correto.

O nosso país depende sobremaneira do comércio marítimo. Sabemos que 95% de todas as trocas comerciais são realizadas pelo mar. É basicamente o modal marítimo que regula nossa balança comercial, quer seja no transporte de insumos, manufaturados, alimentos, enfim, toda sorte de produtos.

Com base na difícil experiência que atravessamos nos últimos dias, podemos dizer com toda convicção que, bem antes do caminhão, toda carga, ou componentes dela, passaram pelos portos e, sobretudo, pelo porão de um navio mercante.

Como seria bom contemplar o povo brasileiro com uma vocação marítima e um grande interesse nas lides do mar. Apesar de nosso extenso litoral de quase 8.000 km, bem como a considerável malha fluvial de cerca de 45.000 km, ainda somos uma nação voltada para o modal rodoviário que, na matriz de transporte, ocupa um alto percentual de 65%.

O mar é uma estrada natural

que promove o crescimento econômico das nações.

IMG-20180620-WA0111
Comte Gondar e senhora Maria Célia Mendes Gondar

O mar, até meados do século passado, nos parecia uma fonte inesgotável de alimentos e riqueza, entretanto, nos dias de hoje, já atentamos com seriedade para as indústrias com potencial agressivo ao meio ambiente, sobretudo, a indústria plástica que caminha na contramão da manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas e que nos rouba o conceito de que o mar é um meio sustentável.

Assim, nesse breve pronunciamento, deixo uma mensagem sobre a necessidade de despertar no povo brasileiro uma vocação marinheira, bem como conscientizá-los da relevada importância em defender o meio ambiente marinho.

Mas, no dia de hoje, me cabe agradecer. Primeiramente, a DEUS soberano, aos meus pais pela educação que tive, à família, pelo suporte e apoio constante, à minha querida esposa e companheira Maria Celia, à Marinha do Brasil pela minha formação profissional e, não menos importante, aos meus companheiros de jornada, meus colegas de mar, meus pares, colaboradores, pois nada fazemos e nada conquistamos sozinhos.

Muito sensibilizado, agradeço a indicação desse mérito à Excelentíssima Deputada Daniele Guerreiro, pela deferência à minha pessoa, pela maneira cordial com que me recebeu e pela confiança em mim depositada. Agradeço, também, o suporte de seu assessor parlamentar Dr. Leonardo Felipe de Oliveira Ribas.

IMG-20180620-WA0100
Comte Gondar e Deputada Daniele Guerreiro

Agradeço também a presença de todas as autoridades e amigos que nesta manhã, em dia útil, deixaram seus afazeres para prestigiar esta cerimônia.

Portanto, perante todos, ao receber esse honroso mérito, reitero meu compromisso de não só defender sempre a bandeira deste país, mas, também, a bandeira da ordem, do progresso, da disciplina, da justiça do bem social, da fidelidade aos princípios morais e éticos e, sobretudo, o compromisso de servir com amor a nossa pátria.

Que DEUS abençoe a todos!

Muito obrigado”.

IMG-20180620-WA0122
Na escadaria da Alerj com um grupo de alunos da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Francisco Cesar Monteiro Gondar

  • Capitão de Longo Curso.

  • Comodoro da Marinha Mercante Brasileira, 43 anos de vida marítima, sendo 30 anos na função de comando.

  • Embaixador da IMO – ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL no Brasil.

  • Doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval.

  • Pertence ao Corpo Diplomático Mundial de Segurança e Paz como Embaixador Humanitário da Paz do WPO: Word Parlament Of Security and Peace.

  • Completou 2.534.759 milhas navegadas em 9.382 dias.