Notícias

Combate ao Lixo Marinho na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara

Em celebração ao mês do Meio Ambiente e do Oceano, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) irá realizar o evento “Combate ao Lixo Marinho na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara”. Na oportunidade, serão apresentadas as principais iniciativas, tanto do Comitê quanto das demais instituições participantes, no enfrentamento à poluição do mar. 

O evento conta com a parceria da Associação Brasileira do Combate ao Lixo no Mar (ABLM) e do Projeto Grael, organizações que atuam no combate ao lixo marinho no território da bacia. 

Confira os participantes do evento: 

Abertura com Adriana Bocaiuva: diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara. Especializada em Direito Ambiental pela PUC-Rio,  mestre em Engenharia Urbana Ambiental pela Technische Universität Carolo-Wilhelmina zu Braunschweig e PUC-Rio, e doutora pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Paulo Harkot: oceanógrafo, coordenador da CTCost do CBH Baía de Guanabara e membro da Associação Brasileira de Combate ao Lixo do Mar (ABLM); 

Marlise Araújo: presidente da ABLM. Possui doutorado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes (1994). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia ambiental e Biologia molecular. Se dedica à projetos ambientais para preservar os ecossistemas marinhos e costeiros, com destaque para a pesquisa da contaminação por microplástico na Unidade de Conservação do MoNa Cagarras (RJ).

José Miguel Silva: coordenador do Grupo de Trabalho de Chorume e subcoordenador da CTCost do CBH Baía de Guanabara. Ambientalista e geógrafo, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) na Câmara Técnica de Integração com a Gestão Ambiental e Territorial (CTIGAT).

Gustavo Borges: Consultor de Educação Ambiental do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael. Biólogo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2000. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes/Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Educador ambiental há mais de 25 anos. Desde 2003, atua como consultor em Programas de Educação Ambiental (PEAs) e de Educação Ambiental para o Trabalhador (PEAT). 

Renato Carreira: professor do Departamento de Química da PUC-Rio. Oceanógrafo com doutoramento em Química, atua nas áreas de Química Ambiental e Geoquímica Orgânica. Coordena o Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais, especializado em estudos sobre contaminantes orgânicos em ambientes aquáticos. 


Evento: “Combate ao Lixo Marinho na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara”

Data: 26 de junho (segunda-feira)

Horário: 14h às 16h

Evento transmitido pelo canal do YouTube do CBH Baía de Guanabara.