“O Mar não separa as nações, o Mar une as nações”
Comandante Francisco Gondar
Saiba um pouco mais sobre a importância estratégica do Mar para o Brasil e como colaboramos ativamente junto a IMO* – Organização Marítima Internacional, da qual o Brasil participa desde 1967, contribuindo para tornar os oceanos mais seguros e limpos.
O Brasil é um país de dimensões continentais, com 7.400 km de costa e 5.700.000 de km² de jurisdição marítima (Zona Econômica Exclusiva-ZEE + Plataforma Continental), mais conhecida como “Amazônia Azul”.
Vejam porque o Brasil tem vocação marítima e depende do mar para crescer:
-
Em menos de 200 km da sua costa estão concentrados aproximadamente: 78% da renda nacional; 93% das indústrias; 80% da população;
-
Mais de 95% do comercio internacional brasileiro é transportado pelo mar, com um valor superior a US$ 400 bilhões de dólares anuais;
-
o seu mar territorial e ZEE produzem anualmente mais de 950 milhões de barris de petróleo e 40 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano;
-
as reservas do pré-sal são estimadas em mais 80 bilhões de barris;
-
o comercio marítimo brasileiro corresponde a aproximadamente 95% de todo comércio internacional brasileiro;
-
são 191 portos particulares e 37 públicos;
-
são 136 terminais portuários movimentando 1 bilhão de toneladas de frete por ano, sendo 78% deste, comércio internacional;
-
somos o 4º País no ranking da industria naval internacional;
-
a indústria pesqueira em águas jurisdicionais continua a crescer, envolvendo uma comunidade com cerca de 1 milhão de pescadores e uma flotilha de 122.000 embarcações, trabalhando no mar e águas interiores, produzindo aproximadamente 1.6 milhões de toneladas de peixe por ano;
-
o Brasil é responsável pela SAR (Seach and Rescue) numa área de 15.328.500 km² do Atlântico Sul, a chamada METAREA V. Este espaço equivale a quase totalidade do continente Sul Americano;
-
Algumas das principais linhas de comunicação marítima do Hemisfério Sul assim como 3.000 navios, atravessam diariamente essa área.
Sem o transporte marítimo, a produção agropecuária não sobreviveria. Isto significa que aprimorando a capacidade de navegação, seremos mais competitivos no mercado internacional, com a entrega de produtos de alta qualidade.
A Marinha do Brasil tem aproximadamente 5.000 pessoas trabalhando em segurança marítima.
O Brasil tem duas escolas de ensino profissional marítimo de nível superior e mais 70 organizações de treinamento espalhadas pelo território nacional, nos padrões estabelecidos pela IMO, que recebe centenas de alunos de vários países da América do Sul e do Continente Africano.
O Brasil ratifica os principiais instrumentos da IMO, como:
STCW-Código de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos. A Convenção STCW (International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers) estabelece as Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos. Ratificada atualmente por 160 países, incluindo o Brasil. É um instrumento fundamental para a promoção da segurança marítima, para a preservação do meio ambiente e para a salvaguarda da vida humana, dos navios e da carga no transporte marítimo. Constitui um dos quatro pilares mais importantes, dos instrumentos internacionais que regulam as questões relacionadas com a segurança marítima e a prevenção da poluição, sendo os outros três a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS), a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Convenção MARPOL), ambas adotadas pela IMO, e a Convenção do Trabalho Marítimo (MLC), adotada pela Organização Internacional do Trabalho (ILO).
Na 10ª posição do comércio internacional marítimo, o Brasil contribui ativamente em diversas atividades desenvolvidas pela IMO, num esforço internacional para regulamentar o transporte marítimo e tornar os Oceanos mais limpos e seguros.
* A IMO está completando 70 anos como agência especializada da ONU, responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios. A IMO é, a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional, abrangendo, diversos aspectos, como: projeto, construção, aparelhamento, tripulação, operação e reciclagem de navios; requisitos mínimos para capacitação de tripulantes; considerações sobre o embarque de cargas e de produtos perigosos, a fim de garantir que esse setor vital, responsável por mais de 80% do comércio global em volume e mais de 70% em valor, se mantenha seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente do ponto de vista energético.
Assista o vídeo abaixo e entenda um pouco melhor sobre a importância estratégica do Mar para o Brasil e a forma como o Brasil colabora ativamente junto a IMO para tornar os oceanos mais seguros e limpos.
Adicionar Comentário