Marinha

Marinha promove Revista Naval em comemoração ao Bicentenário

 A Marinha do Brasil (MB) realizou, neste sábado (10), na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, uma Revista Naval em continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência.

O evento, que teve início às 10h, contou com a participação do Presidente da República, do Ministro da Defesa, do Comandante da Marinha e de outras autoridades. A bordo do Navio Patrulha Oceânico APA, eles passaram em revista aos 22 navios participantes, sendo 11 brasileiros e 11 estrangeiros. Durante a atividade, aeronaves da MB sobrevoaram o local do evento.

Nos últimos anos, a Força Naval participou de festividades alusivas à independência de países da América do Sul. Desta vez, representantes das nações amigas (Argentina, Camarões, Chile, Estados Unidos, México, Namíbia, Portugal, Reino Unido e Uruguai) vieram celebrar com o povo brasileiro os 200 anos da libertação do Brasil.

Cerca de 2 mil militares integraram a Esquadra Brasileira nos seguintes navios: Navio-Veleiro Cisne Branco, Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, Navio-Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, Fragata Liberal, Navio-Patrulha Oceânico Amazonas, Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, Navio Oceanográfico Antares, Submarino Riachuelo, Navio-Patrulha Maracanã e o Aviso de Pesquisa Hidroceanográfico Aspirante Moura.

O término das comemorações dos 200 anos da Independência está previsto para 2023. Em novembro deste ano, acontecerão as festividades alusivas aos 200 anos da Esquadra brasileira, componente fundamental da Marinha do Brasil cuja atuação é relevante para preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria.