ESPORTE Vela

Regata Volta à Ilha de Santa Catarina encerra temporada com ventos fortes e vitória do Catuana Kim

Crédito: Ricardo Fragoso

A Regata Volta à Ilha de Santa Catarina Veleiros da Ilha Alpha FM, realizada neste sábado (6) e válida como última etapa da Copa Veleiros de Oceano, encerrou a temporada com uma edição marcada por intensidade, técnica e resistência. Sob vento nordeste entre 20 e 25 nós, em uma das condições mais duras dos últimos anos, as tripulações enfrentaram longos trechos de contravento em quase toda a volta na Ilha. O veleiro Catuana Kim, comandado por Paulo Cocchi, mostrou grande desempenho e cruzou em primeiro lugar a linha de chegada na Baía Norte, após 9h43m30, garantindo o troféu Fita Azul da edição 2026 e o título da categoria BRA-RGS.

Na classe ORC, a disputa foi intensa durante todo o percurso, com o Zeus Team, de Inácio Vandresen, assegurando a vitória. O veleiro C30 foi a segunda embarcação a completar a regata, com 9h58m52. Ainda na classe ORC, Ponta Firme, de Adriano Santos, confirmou a segunda colocação. 

Entre os barcos da BRA-RGS, além da vitória absoluta do Catuana Kim, o Pangea, comandado por Jorge G. Carneiro, e o Homo Erectus, de Luciano Moreira, completaram o pódio em uma das classes mais numerosas e competitivas da flotilha, com oito barcos participando da regata neste sábado.

Na RGS Cruzeiro, o Ana Lu 5, de Oswaldo Ceccon, conquistou o título com uma velejada consistente em meio ao vento forte, seguido pelo Arcafer, de Jair Dutra, e pelo Da Vinci, de Francesco Fusconi, que tiveram desempenhos sólidos ao longo de toda a prova. Já na RGS Cruiser, o Carpe Diem, comandado por Marcelo Gusmão Reitz, finalizou na primeira posição, à frente do Buena Onda, de Carlos Strassburger, e do Aventtura, de Wladimir Nascimento.

Encerrando o fim de semana de competições, a XXV Regata Volta ao Largo e Ratones também foi disputada com vento forte e excelente nível técnico. O veleiro Terral, de Gilberto Polli, foi o campeão no tempo corrigido da classe RGS, enquanto o Rock and Roll, comandado por André Alves, venceu entre os barcos da RGS A. 

A cerimônia oficial de premiação de ambas as regatas acontecerá nesta quarta-feira, 10 de dezembro, durante o Jantar de Encerramento do Calendário Náutico, na Sede Central do Veleiros da Ilha, reunindo comandantes, tripulantes, familiares e convidados para celebrar mais uma temporada de excelência da vela catarinense.

Campeões da 57ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina Veleiros da Ilha Alpha FM

Geral – Fita Azul: Catuana Kim (Paulo Cocchi)

ORC: Zeus Team (Inácio Vandresen) 

RGS Geral: Catuana Kim (Paulo Cocchi)

RGS Cruzeiro Geral: Ana Lu 5 (Oswaldo Ceccon)

RGS Cruiser: Carpe Diem (Marcelo Gusmão Reitz)