O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” encontra-se atracado, desde 11 de novembro, no Porto de Santana (AP), promovendo atendimento básico à saúde da população com o propósito, de amenizar os impactos ocasionados pela falta de energia elétrica que afeta o Estado do Amapá, desde o dia 3 de novembro.
Os militares do Grupo de Saúde do navio estão trabalhando em conjunto com outras Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval e do Exército Brasileiro.
O NDM “Bahia’’ conta com um Complexo Hospitalar dotado de 49 leitos, dois Centros Cirúrgicos, um Laboratório de Análises Clínicas e, Consultório Odontológico, totalizando 500 metros quadrados com, acesso direto ao convés de voo principal, permitindo que helicópteros realizem evacuações aeromédicas.
Estão sendo desenvolvidas as seguintes atividades para a população: triagem, atendimento primário no controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; pequenas emergências, como dores localizadas e, infecções menos complexas, além da administração de medicações emergenciais primárias e do encaminhamento para a Medicina Especializada.
O Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia) é de fabricação francesa. Foi construído para a marinha francesa e nomeado Siroco. Ficou a serviço da Marinha Nacional da França de 1998 até 2015, quando foi adquirido pela Marinha do Brasil.
A compra do navio possibilitou um incremento das capacidades anfíbias e aeronavais da armada, além de contribuir para a manutenção da logística da Missão de paz no Haiti e de ajuda humanitária, graças ao centro hospitalar que o “Bahia” dispõe.
Após meses de intensas atividades na França, entre recebimento, manutenções, provas de mar e adestramentos, o NDM “Bahia” fez a travessia do Oceano Atlântico, trazendo em sua doca embarcações de Desembarque de Carga Geral e de Desembarque de Veículos e Material.
A primeira parada do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” ao chegar ao Brasil foi o porto de Salvador, capital do Estado da Bahia, onde atracou na tarde de domingo do, dia 3 de abril de 2016. Os militares foram recepcionados por baianas, que entregaram fitinhas do Senhor do Bonfim à tripulação.
O Navio “Bahia” foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros e munição, agindo em grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo, contribuindo para o emprego do Poder Naval na defesa das águas jurisdicionais brasileiras e colaborando com as ações da Marinha realizadas em parceria com os órgãos internacionais e, em apoio à política externa do País.
O nome do navio, é uma homenagem ao Estado que possui singular importância para a Marinha por sua posição geográfica mediana em relação ao litoral brasileiro, facilitando o deslocamento e atuação de Forças Navais para Norte-Nordeste ou para o Sul.
Com essas propriedades, o navio Bahia auxilia a Marinha do Brasil a cumprir com mais eficiência as missões de apoio à Defesa Civil, por ocasião de calamidades públicas e de operações de busca e salvamento, de manutenção da paz e de caráter humanitário.
Características:
- Comprimento: 168 m
- Largura: 23,5 m
- Calado: 5,2 m
- Deslocamento: 11,300 toneladas (padrão) ou 12,000 toneladas (plena carga)
- Propulsão: 2 motores SEMT Pielstick 16 PC 2.5 V400 diesel
- Velocidade: Máxima 21 nós/Padrão: 15 nós
- Alcance: 20,300 km (11,000 milhas náuticas) a 15 nós (28 km/h)
- Tripulação: 224 marinheiros, com a capacidade de transportar até 450 fuzileiros navais
- Equipamentos: Uma embarcação de desembarque de viaturas e materiais e quatro de desembarque de materiais gerais.
- Hangar: Com capacidade para até três helicópteros de porte médio.
Referências:
1- https://defesa.com.br/navio-doca-multiproposito-bahia-presta-apoio-medico-a-populacao-do-amapa/
3- https://pt.wikipedia.org/wiki/NDM_Bahia
4- https://www.marinha.mil.br/node/960
5– https://en.wikipedia.org/wiki/French_ship_Siroco_(L9012)
6- https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Porto_de_Santana%2C_Amap%C3%A1.jpg
7- http://www.convisao.com.br/publicacao/sites/cnc/2018/2018_05/materias/609560_234693/index.htm
9- https://escolaeducacao.com.br/paises-que-fazem-fronteira-com-o-brasil/
Adicionar Comentário