ESPORTE Vela

Equipe de Santos desbanca barcos mais modernos do país e conquista a 72ª Regata Santos Rio

A equipe Rudá/Asa Alumínio, comandada por Mário Martinez, baseada em Santos (SP), conquistou, neste domingo, o título da 72ª Regata Santos-Rio , a mais tradicional de Vela de Oceano do país.

A equipe, com base na Marina Supmar e no Clube Internacional de Regatas, foi a campeã no tempo corrigido com 39h28min54s, ficando a frente da equipe Phoenix, também de Santos, e o Maestrale Duo, do Rio de Janeiro, em terceiro lugar. A equipe gaúcha do Crioula, com o modelo TP-52 e o barco mais moderno do país, foi a Fita Azul cruzando em primeiro lugar, mas terminou em quinto no geral nas cerca de 260 milhas náuticas percorridas.

“Foi uma regata bastante técnica este ano com muitas mudanças de direção de vento. Não foi uma regata muito pesada em termos de mar, mas técnica por decisões e estratégia. O vento se mostrou fraco desde o começo. Foi importante a tática . Nosso barco fez umas opções táticas que deram certo e ficamos muito surpresos com o resultado uma vez que concorremos contra tripulações com vários profissionais. Foi inesperado nossa vitória. Agora vamos para a disputa do Circuito Rio”, disse Mario Martinez.

A 72ª Regata Santos-Rio teve sede de largada no Iate Clube de Santos e chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro.