
O Barco Brasil venceu a quarta etapa da Globe40 na categoria Sharp. O representante brasileiro na regata de volta ao mundo completou o percurso de mais de 6.300 milhas náuticas entre Sydney (AUS) e Valparaiso (CHI) em 27 dias, 8 horas e 2 minutos, nesta quinta-feira (28). Na classificação geral, a equipe ocupa a terceira colocação.
Este é o terceiro triunfo do Barco Brasil na competição. A equipe brasileira já havia vencido as etapas de Cádiz e Cabo Verde entre os Sharp, além de conquistar o segundo lugar no prólogo em Lorient e na perna até Reunião. Com os resultados, lidera sua categoria na Globe40.
A vitória do Barco Brasil vem se juntar a outras importantes conquistas brasileiras em competições internacionais, nos últimos dias. Em 15 de janeiro, os veleiros Esperança (Márcio Lima) e Audaz 2 (Gustavo Lis) formaram a dobradinha brasileira na Cape2Rio 2025-2026, uma das mais importantes do hemisfério sul. Os dois times do Veleiros do Sul chegaram ao Rio de Janeiro em segundo e terceiro lugar, respectivamente, resultado que valeu o terceiro lugar no pódio para o Esperança.
No dia 25, foi a vez de Theodora Prado desembarcar no Rio de Janeiro e fazer história. Theodora foi a primeira mulher no mundo a disputar a Cape2Rio em solitário, fechando o percurso de mais de 3.500 milhas náuticas em 28 dias.
A quarta etapa largou em Sydney (AUS), em 1º de janeiro, e percorreu 6.390 milhas náuticas (11.834 quilômetros), atravessando uma das regiões mais desafiadoras dos oceanos, com a flotilha enfrentando os chamados “fifty furies”, ventos fortes na latitude 50º Sul, com rajadas de até 60 nós, além de frio intenso e alta umidade a bordo.
Diante de avarias em velas, cabos e equipamentos eletrônicos, a equipe brasileira manteve estratégia conservadora, priorizando a segurança, e conseguiu sustentar uma vantagem de cerca de 60 milhas náuticas sobre o principal concorrente, o canadense Wilson Around The World, chegando com tranquilidade a Valparaíso.
Na liderança da categoria Sharp, o Barco Brasil soma 11 pontos, à frente do canadense Wilson Around The World, com 20,5, e do francês Free Dom, com 26,5. Na classificação geral, o belga Belgium Ocean Racing – Curium lidera, seguido pelo francês Credit Mutuel, que dividiram a vitória da quarta etapa ao cruzarem juntos a linha de chegada.
A Globe40 reúne sete veleiros de diferentes países e é disputada em barcos Class40, divididos entre as categorias Scow e Sharp. A competição adota sistema de pontuação em que vence quem soma menos pontos ao final do percurso. O público pode acompanhar a regata em tempo real por meio das plataformas oficiais da prova.





Adicionar Comentário