ESPORTE Vela

Bicampeões Brasileiros, equipe Bruschetta, de Ubatuba (SP), se mantém invicta e mira próximos campeonatos e Mundial para 2023

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias



A equipe do veleiro Bruschetta, barco modelo J-24, tetracampeão mundial, baseado em Ubatuba (SP), conquistou no último final de semana o bicampeonato Brasileiro na classe BRA-RGS, uma das principais de Vela de Oceano do Brasil, durante a Semana de Vela de Angra dos Reis. A equipe segue invicta há quase dois anos vencendo todos os eventos que disputa.

O time comandado por Evandro Csordas e Maurício Santa Cruz conta também com Fabinho Kiss, Ricardo Delgado e Fernando Joia, ficou a frente do Buscapé, de Angra (RJ), e do Caronte Nix, do Rio de Janeiro, na disputa.
“Contentes pela Semana de Angra voltar, muito tempo sem ter eventos aqui, minha infância velejei bastante aqui, me lembro de várias regatas bacanas. Saímos satisfeitos com mais esse resultado. Queria agradecê-los e a organização do evento”, disse Santa Cruz, o Santinha, que tem cinco campeonatos mundiais, sendo quatro no barco na disputa do título na classe J-24. Santinha tem ainda disputas olímpicas no currículo e dois Ouros Pan-Americanos em 2007 e 2011.

Evandro Csordas completou: “Prazer grande, ganhar é gostoso como o Santinha diz, foi legal velejar em Angra, muito gratificante, nunca tínhamos velejado como equipe, campeonato bem bacana e agora voltaremos em busca do TRI brasileiro”, apontou: “Queríamos agradecer ao Alexandre Martinho, presidente da BRA-RGS, pelo incentivo ao evento e no ano todo, à ABVO, ao Angra dos Reis Marina Clube pelo grande evento organizado, também ao nosso clube de base, o Ubatuba Iate Clube, em especial com Alex Calabria, que é o diretor de vela de lá”.


Agora a equipe se volta para o restante da temporada onde disputa aa terceira etapa do Campeonato Paulista, em Ilhabela, a Copa Mitsubishi , na mesma cidade, e o Troféu das Ilhas,  em Ubatuba (SP). O objetivo da equipe é manter a invencibilidade e disputar o Mundial em 2023 previsto para acontecer na Grécia: “Ainda temos esses campeonatos para disputar e vamos em busca de mais títulos para fechar o segundo ano de invencibilidade. Ano que vem nosso objetivo é ir ao Mundial na Grécia. Esse ano o Mundial seria na Argentina, mas mudou para os EUA e por questões de custos e logística não conseguimos, agora vamos em busca de realizar esse desafio e sonho da equipe”, concluiu Csordas.