ESPORTE Vela

Bruschetta, de Ubatuba (SP), é bicampeão Brasileiro durante a Semana de Vela de Angra dos Reis

Equipe Bruschetta / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

O barco Bruschetta, de Ubatuba (SP), se sagrou, neste domingo, Bicampeão do Campeonato Brasileiro da classe BRA-RGS durante a disputa da Semana de Vela de Angra dos Reis, que retornou ao calendário após onze anos. A competição foi realizada no Angra dos Reis Marina Clube e teve o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. O evento contou ao todo com 41 barcos.


Por conta dos ventos fracos, as regatas da classe BRA-RGS foram canceladas e por isso os resultados válidos foram os das regatas realizadas até este sábado. Portanto o barco modelo J-24 tetracampeão mundial e comandado por Evandro Csordas levantou o caneco com o barco do Angra dos Reis Marina Clube em segundo e o Caronte Nix, do Iate Clube do Rio de Janeiro, em terceiro.


Maurício Santa Cruz, o Santinha, pentacampeão mundial, velejador olímpico e bicampeão Pan-Americano, comemorou o segundo título seguido para o Bruschetta: “Contentes pela Semana de Angra voltar, muito tempo sem ter eventos aqui, minha infância velejei bastante aqui, me lembro de várias regatas bacanas. Ontem regata com vento forte, na largada tivemos dúvidas, vento foi diminuindo, sofremos com o vento forte no contra-vento, depois tudo través, ficamos na dúvida entre buja e genoa. Hoje foi um dia que largamos com vento de 10 nós, na ilha o vento acabou, juntou todo mundo, , pegamos um ventinho, botamos o balão, nos distanciamos um pouco, mas a regata foi cancelada, decisão correta da Comissão de Regata. Saímos satisfeitos com mais esse resultado. Queria agradecê-los e a organização do evento”, disse.

Evandro Csordas completou: “Prazer grande, ganhar é gostoso como o Santinha diz, foi legal velejar em Angra, muito gratificante, nunca tínhamos velejado como equipe, campeonato bem bacana”, apontou: “Queríamos agradecer ao Alexandre Martinho, presidente da BRA-RGS, pelo incentivo ao evento e no ano todo na classe, à ABVO, ao Angra dos Reis Marina Clube com a grande organização desse evento o qual voltaremos ano que vem com certeza. Agradecer também à nossa base, o Ubatuba Iate Clube, com o Alex Calabria”.


Crioula levanta o título na classe ORC

Na disputa dos barcos mais modernos do país, na classe ORC, o Phoenix venceu a última regata neste domingo onde os veleiros fizeram percurso contornando a Laje do Coronel, mas a equipe gaúcha do Crioula, do Veleiros do Sul, ficou em segundo e levou o troféu no geral, deixando o time do Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP), na segunda colocação. O Bravo, também da Baixada Santista, mas com tripulantes de Angra dos Reis (RJ), finalizou na terceira colocação, subindo ao pódio tanto na regata do dia como na classificação geral.


“Foi um excelente campeonato para nós do Crioula. Nosso principal adversário era o Phoenix , conseguimos superá-lo, isso mostra que estamos evoluindo, aprendendo com o barco, foi um grande treino para o Circuito Rio no fim do ano. Quanto mais velejamos, mais aprendemos, nos divertimos e evoluindo. Tripulação muito motivada, estamos fazendo um ano irretocável”, apontou Samuel Albrecht, velejador com três Olimpíadas no currículo, incluindo Rio-2016 e Tóquio 2021. A equipe Crioula conquistou em 2022 os títulos do Brasileiro em Santa Catarina, no começo da temporada, e a Semana de Vela de Ilhabela.


Saldo positivo e evento confirmado para 2023

Felipe Assis, membro da organização da Semana de Vela de Angra dos Reis, destacou o salto positivo do evento. Angra voltou a ter sua Semana de Vela após mais de uma década longe do calendário: “Todos os objetivos foram cumpridos, os realizadores estão realizados, patrocinadores felizes e os velejadores, que são os principais, estão muito satisfeitos com o evento que preparamos com muito carinho. Tivemos um aprendizado que iremos levar para a próxima edição, pequenas coisas que precisam ser acertadas. Espero que em 2023 todos estejam aqui aproveitando esse evento que foi incrível”.


A competição está confirmada para 2023 com data a confirmar: “Verificamos que há outras datas que podem ser interessantes , vamos fazer uma pesquisa junto aos velejadores e patrocinadores. Se nada mudar ficamos na semana do 7 de setembro, caso contrário avisaremos com muita antecedência”.


Secretário Executivo de Esportes e Lazer de Angra dos Reis, Vitor Simões comemorou a realização do evento: “O evento saiu sensacional, todos puderam ver o engajamento, o carinho e todos fazerem o melhor e foi um sucesso. O evento foi um sonho tornado realidade principalmente pelo Felipe Assis. Sempre falamos para uma construção precisamos colocar o primeiro tijolo, quem colocou foi o Felipe. Não conseguiríamos realizar o evento sem o apoio incondicional da Prefeitura de Angra dos Reis”, disse.


O evento contou também com as disputas da classe Bico de Proa.

A Semana de Vela de Angra dos Reis teve o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Angra dos Reis através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Angra dos Reis, Colégio Naval e RJ NET. O evento contou com o apoio da Cachaça Desinibida.