ESPORTE Vela

Barco do RJ sai na frente na disputa do Campeonato Brasileiro na Semana de Vela de Angra dos Reis

Barco Caronte Nix no 1º dia em Angra / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Em uma quinta-feira ensolarada e com pouco vento, a disputa foi apertada no primeiro dia do Campeonato Brasileiro da classe BRA-RGS durante a Semana de Vela de Angra dos Reis. A competição volta a ser disputada após 11 anos e é realizada pelo Angra dos Reis Marina Clube em parceria com o Colégio Naval e tem o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.


O barco do Iate Clube do Rio de Janeiro, o Caronte Nix, chegou oito segundos atrás do Bruschetta, de Ubatuba (SP), atual campeão brasileiro, mas venceu no tempo corrigido por apenas nove segundos. Os dois barcos são do mesmo modelo, J-24 e o Bruschetta possui quatro títulos mundiais contando com o pentacampeão mundial, Maurício Santa Cruz. O Buscapé, equipe do Angra dos Reis Marina Clube, ficou em terceiro lugar. A equipe de tripulação argentina comandada pelo brasileiro Fred Paim, o Chancegger, ficou em 12º no primeiro dia da disputa.


Mauro Silva, comandante do Caronte Nix, comemorou a vitória, mas colocou os pés no chão para o restante do Campeonato Brasileiro. “É um bom começo, a tripulação está bem feliz. O barco é competitivo e tínhamos um pequeno trunfo. Conhecemos muito bem a raia. Temos um barco chamado Sinergia, um Carabelli 26, com o qual corremos em Angra há anos. Como toda raia tem algumas peculiaridades, conseguimos aproveitar isso, o lado que o vento era melhor, onde torcia. Temos ideia que isso ajudou. Colocando lado a lado o Bruschetta será mais rápido, tem uma expertise que nos resta respeitar. Por isso tentamos não velejar com eles, fomos para o lugar onde entendemos que seria vantajoso e o resultado foi positivo. Temos muitas regatas pela frente, mas foi uma bela satisfação ter essa vitória agora. É um prazer poder vencer essa regata, mas o Bruschetta continua favorito para ganhar o campeonato”.


Os barcos da classe fizeram uma regata de percurso indo contornando a ilha de Pau a Pino dentro da Baía da Ribeira.
Na classe ORC os veleiros contornaram a ilha de Pau a Pino e a Laje Fundo em percurso de pouco mais de milhas náuticas. Os dois barcos mais modernos do país ficaram na frente com a equipe gaúcha do Crioula 52, do Veleiros do Sul, vencendo e deixando a equipe do Phoenix, do Iate Clube de Santos, do Guarujá (SP), em segundo lugar. O Bravo terminou em terceiro. A equipe do Crioula conta com o velejador olímpico Samuel Albrecht e o time Phoenix com os olímpicos Marco Grael, Eduardo Souza Ramos e André Fonseca, o Bochecha.


Felipe Assis, natural de Angra dos Reis e integrante do barco, destacou: “Dia de vento fraco, esperávamos um Leste, mas não aconteceu. Pro nosso barco acabou sendo favorável na classe. Resultado foi legal, se tivéssemos um pouquinho mais de vento no fim teria um resultado mais expressivo na geral”, disse. Alex Sandro de Carvalho, o Piupiu, que comanda a equipe, adicionou: “Velejamos bem no primeiro contra-vento, montamos super bem a ilha de Pau a Pino , só que no popa o vento foi caindo e como sempre os barcos maiores cruzam a linha de chegada e desligam o ventilador (risos), mas o dia foi produtivo.

Felipe comentou como foi estrear velejando em sua casa: “Emoção desde o primeiro dia que chegamos aqui com esse Píer, as equipes incríveis e quando chega na raia, aproveitamos que somos da casa, sabemos das manhas , por onde ir e levamos uma pequena vantagem para buscar um resultado legal”.


Ao todo são 41 barcos na disputa da competição que segue até o domingo com regatas diárias a partir das 12h na Baía da Ilha Grande podendo ser na Baía da Ribeira ou do Colégio Naval. Sempre a partir das 18h os velejadores são brindados com shows de música ao vivo e canoa de cerveja. 

A competição tem a realização do Angra dos Reis Marina Clube e da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer , com chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

Programação Oficial:

9/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30) 18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

10/09

9h até 10h –  Desfile dos veleiros Baía em frente ao Colégio Naval  

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30)
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues –  Local:  Angra dos Reis Marina Clube

11/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30)  18h –  Premiação Regata Colégio Naval e Semana de Vela de Angra dos Reis Encerramento Local: Clube Coqueiro – Colégio Naval

A Semana de Vela de Angra dos Reis tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Angra dos Reis através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Angra dos Reis, Colégio Naval e RJ NET. O evento conta com o apoio da Cachaça Desinibida.