Notícias

Rota Polar Um mar nunca visto

rota polar ilustração 1

O Estreito de Bering para nós será como um portão para o mar glacial do Ártico que fica entre o Cabo Dezhnev o ponto extremo oriental do continente asiático, e o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental do continente americano, com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. O estreito liga o Mar Chukchi (parte do Oceano Ártico), no Norte, com o Mar de Bering (parte do Oceano Pacífico), no sul. Tem seu nome do explorador Vitus Jonassen Bering, nascido na Dinamarca e de nacionalidade russa, que atravessou o estreito em 1728.

As Ilhas Diomedes situam-se exatamente no meio do Estreito Bering.

Durante as últimas glaciações, com a recessão da água dos oceanos, a área do estreito transformou-se numa ponte natural entre a Ásia e as Américas, denominada atualmente Ponte Terrestre de Bering, por onde poderiam ter chegado à América os povos que primeiro a colonizaram.

Logo após a passagem pelo estreito velejaremos acima do Círculo Polar Ártico.

O Círculo Polar Ártico é o paralelo da latitude 66º 33’ 44″ [1] (ou 66.5622°) Norte. Define uma linha imaginária no planeta, ao norte da qual há pelo menos um dia de noite absoluta (24 horas de escuridão) no inverno e pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol) no verão boreal (sol da meia-noite) por ano.

Aí há um dia por ano no qual o sol não aparece, ficando, porém, na fímbria do horizonte. Daí para o norte, ocorrem gradativamente mais dias sem que o sol apareça, até que no Polo Norte, durante seis meses, o sol não aparece.

As áreas ao norte deste paralelo são frias o ano inteiro, passando praticamente o tempo todo com temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Nestas latitudes, a amplitude térmica anual é geralmente superior aos 30°C, oscilando de vários graus abaixo de zero durante o inverno boreal, a até poucos graus acima de zero no verão boreal. Tanto que durante o inverno o Oceano Ártico costuma congelar, formando uma calota de gelo durante a longa noite fria, que na latitude 90º N pode durar até seis meses.

A Passagem do Noroeste é uma via marítima composta por uma sequência de estreitos no norte da América que permitem a ligação do estreito de Davis ao estreito de Bering, ou seja, entre o Oceano Atlântico, e o Oceano Pacífico.

A Passagem Noroeste consiste numa série de canais profundos entre as ilhas que compõem o Arquipélago Ártico Canadense. Tem cerca de 1450 km de comprimento. Tem-se falado muito na possibilidade da passagem se abrir por causa do efeito de aquecimento global, e consequente degelo, o que diminuiria consideravelmente o trajeto marítimo entre a Europa e a Ásia. Até à data a rota só era praticável por navios com potência suficiente para quebrar gelos e durante os meses mais quentes do Verão ártico; no entanto, a ESA [1] (European Space Agency) divulgou recentemente que a passagem está aberta e limpa de gelo, tendo divulgado fotografias de satélite que mostram que o degelo do verão de (2007) levou à abertura da passagem. O gelo do Ártico derreteu em 2007 dez vezes mais depressa do que no ano anterior, o que foi decisivo para esta inesperada abertura da Passagem do Noroeste (os cientistas previam que tal só acontecesse algures durante as próximas duas décadas).

Porque um barco sem cabine? Porque é o único tipo de embarcação que é possível navegar em lugares rasos, estuários de rios. Também é possível entrar em praias, puxar para cima do gelo, e carregar toda a carga dentro dos cascos. O desafio é fazer isso de maneira segura. Definimos como objetivo explorar ao máximo a região, e chegar onde poucos conseguem ir. Outro objetivo é conhecer as pessoas da região, assim como a meteorologia afim de saber mais sobre o desgelo da Calota Polar.

rota polar ilustração 2

Velejar, remar, pedalar na Passagem do Noroeste será uma viagem de exploração moderna, leve e autossuficiente. Vamos explorar uma rota icônica em um barco leve e especialmente desenvolvido para as mais severas condições. Ao contrário dos grandes veleiros e barcos a motor, o nosso objetivo é chegar onde eles não conseguem ir. A beleza desta viagem está no isolamento de dois velejadores que com os próprios recursos vão viver a bordo de um minúsculo barco em uma região rica em vida selvagem, onde existem algumas poucas comunidades inuits, e um clima muito severo. Ao contrário dos pioneiros contaremos com muita tecnologia.

Continuamos a perseguir o conceito de sempre: um barco sem motor, leve o suficiente para ser puxado para cima do gelo ou de uma praia. Como nas últimas viagens o novo barco será como uma célula independente de energia, água e alimentos, mesmo sendo muito pequeno (7 metros de comprimento)

Dentro da nossa célula poderemos transmitir informações para o mundo inteiro, mesmo navegando ao lado da Calota Polar em um pequeno barco.

Além do desafio físico de viver três meses em um exíguo espaço que necessita do nosso esforço físico para nos movermos, teremos que encontrar todas as soluções tecnológicas que tragam a nós a segurança, a capacidade de mobilidade e a transmissão de dados. Não seria possível pensar em um ambiente mais inóspito para um barco como o nosso, por isso seguiremos com a nossa incessante busca do desenvolvimento tecnológico, inovação, empreendedorismo e superação.

Especulava-se nos meios do transporte internacional de mercadorias que esta via pudesse vir a ser navegável na década de 2020, e que se poderia converter numa eficaz rota de substituição dos atuais trajetos pelo Canal do Panamá ou pelo Canal do Suez. Por exemplo, hoje em dia o trajeto Londres – Osaka é de 23.300 km pelo Canal do Panamá e de 21.200 km pelo Canal do Suez. Esta viagem seria de apenas 15.700 km pela Passagem do Noroeste. Se a abertura da passagem permanecer como foi no verão de 2007 se mantiver, provavelmente assistir-se-á a estas alterações das rotas comerciais.

Nesta etapa nossa grande dificuldade será navegar com quase nada de vento e também conseguir passar pelas áreas de gelo. Um barco grande de aço ou alumínio não tem grande dificuldade pelo fato de o barco ser resistente e ter motor. Vamos ter que contar com a energia limpa de um motor elétrico, e muita performance do barco em vento fraco.

Rota Polar ilustração 3

Partiremos de Nome no Alaska início de junho contornando o Estreito de Bering e entrando no Mar do Ártico. Este trecho da viagem será o mais longo, com ventos fracos e contra. O desafio serão os dias de mau tempo, e o gelo já próximo a Passagem.

Rota Polar ilustração 4

Em meados de agosto teremos que estar em Gjoa Haven que é um assentamento inuit no Território de Nunavut, que tem estrutura de porto e instalações para os barcos permanecerem durante o inverno. Completaremos a viagem em três meses. A decisão de parar aqui tem fundamento em relação ao gelo que fecha a passagem na maior parte do ano. A grande dificuldade será passar pelo gelo que fica entre as ilhas King Island, Matty Island e o continente canadense. Passado este trecho estaremos livres do gelo e velejaremos para o norte em direção a Baffin Island e finalmente para as águas abertas que ligam à Groenlândia, ponto final da expedição no início de setembro. Escolhemos Ilulissat em frente a Ilha de Disko.

Rota Polar ilustração 5

Contaremos com um barco de apoio no caso de um resgate. No Fraternidade teremos o comandante Aleixo Belov que já deu cinco voltas ao mundo, e tem uma grande experiência em viagens oceânicas. No barco levaremos o médico Fábio Tozzi que tem no currículo várias viagens à Antártica. Com uma equipe de documentação e uma estrutura de comunicação teremos capacidade de produzir pequenos filmes para o Youtube, e conteúdo para as redes sociais a serem postados diariamente. Desta forma criaremos uma rede enorme de seguidores da viagem.

A bordo contaremos com cientistas brasileiros, possivelmente um biólogo marinho e um climatologista que poderão explicar o que está acontecendo no Ártico em relação às mudanças climáticas e como isso está afetando a vida marinha, e também a vida das pessoas e quais serão as consequências possíveis para o planeta.

O objetivo da viagem é fazer um documentário longa metragem contando sobre a viagem dos barcos, e a documentação sobre as mudanças climáticas na região.

Rota Polar ilustração 6

Beto Pandiani Nascido em Santos, tem 61 anos, e veleja há 38 anos. Fez sete grandes viagens a bordo de catamarãs sem cabine tendo velejado mais de 60 mil quilômetros. Foi Campeão Norte Americano de Hobiecat 16. Filho de Corrado Pandiani, também velejador na Itália nos anos 30.

Igor Bely Nascido na Ilha Reunião no Oceano Índico, tem 35 anos. Está a bordo há 25 anos de diferentes barcos, e tem 300 000 milhas percorridas. Mais de 20 expedições polares na Antárctica, regiões subantárticas e Groenlândia em projetos científicos e esportivos. Juntamente com Beto cruzou o Oceano Pacífico e o Atlântico.

Aleixo Belov recebeu o diploma da Marinha do Brasil o reconhecendo como o primeiro navegador a dar uma volta ao mundo em solitário com veleiro de bandeira brasileira, o veleiro “Três Marias”. A viagem é relatada minuciosamente em seu primeiro livro A Volta Ao Mundo Em Solitário lançado em 1981 pela Editora Nórdica, de Salvador. No total Aleixo já deu cinco voltas ao mundo

Fabio Tozzi 59anos, brasileiro. Formado pela Universidade Federal da Paraíba (1983) Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da USP (1996). Veleja desde os 15 anos, nos mais variados tipos de embarcações. Na vela oceânica já participou de mais de dez viagens como Skipper, comandando diversos veleiros por toda a costa brasileira, Caribe, África, Estados Unidos e Europa. Já fez cinco travessias oceânicas. Fez diversas viagens à Antártica.