ESPORTE Vela

Fortaleza recebe evento teste do Mundial da World Sailing

A cidade de Fortaleza-CE está a poucos dias de receber mais um grande evento da vela internacional. Entre 24 e 30 de janeiro, velejadores de diversas partes do mundo desembarcam na capital cearense para a disputa do Evento-Teste do Campeonato Mundial de 2027 da World Sailing (Federação Internacional). Os atletas inscritos irão competir nas classes iQFoil, Fórmula Kite, ILCA 6 e ILCA7, com regatas a partir do dia 26 – clique aqui e acesse o Aviso de Regata.

“O Evento-Teste tem como principal objetivo testar as raias de regata (3) em Fortaleza, os locais de competição e a operação em terra, além da equipe de gerenciamento de regatas na água. Isso tudo será feito em conjunto com os colaboradores presentes da World Sailing e os oficiais de regata internacionais. Após o evento, será feita uma avaliação geral por parte da World Sailing, o relatório será enviado para a CBVela e as melhorias serão discutidas em reuniões”, comentou Walter Boddener, Gerente de Eventos da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“É importante frisar que a Vela é considerada um esporte complexo em termos de organização, pois engloba também toda a logística dos times participantes, como transporte internacional de containers, movimento de barcos de competição e da organização, tecnologia e também transmissão ao vivo e operação da imprensa. A equipe de competições da CBVela estará presente em Fortaleza e espera aprender muito com a World Sailing e oficiais internacionais, para que o Brasil possa organizar e entregar um Mundial de 2027 inesquecível”, completou.

“A cidade de Fortaleza tem uma tradição crescente na vela e, com condições ideais para esportes aquáticos, estamos ansiosos para realizar uma edição excepcional do Campeonato Mundial de Vela. O evento-teste é uma oportunidade para ajustar os detalhes, trabalhar com a World Sailing e os atletas, e garantir que tudo esteja pronto para o evento principal em janeiro de 2027”, destaca Daniel Azevedo, presidente da CBVela.

Em 2025, a cidade realizou pela quinta vez a Copa Brasil BRB de Vela de Praia, disputa que já virou tradição no calendário anual da CBVela. Além disso, o Brasil acumula uma série de eventos internacionais nos últimos anos, com destaque para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e o Mundial da Juventude de Búzios em 2023, evento da World Sailing.

“O Brasil tem uma enorme tradição na vela e uma capacidade incrível para realização de eventos. É com este grande conhecimento e confiança da World Sailing que a Confederação se mostra pronta para mais este desafio. Quero aproveitar e, desde já, agradecer a todos os nossos patrocinadores e parceiros envolvidos, como Ministério do Esporte, governos estadual e federal.  Temos certeza que entregaremos mais uma ótima competição”, ressalta Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Diretor-Secretário da entidade.

Destaques brasileiros de Fórmula Kite confirmados

Melhor velejador brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o maranhense Bruno Lobo está confirmado no evento-teste. Com dois títulos Pan-Americanos e oito brasileiros, o atleta é um dos grandes destaques da classe Fórmula Kite a nível internacional. Em 2024, foi eleito atleta do ano na modalidade vela no Prêmio Brasil Olímpico, entregue anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Além dele, Lucas Fonseca, grande promessa da classe, é mais um velejador confirmado. O jovem, também do Maranhão, já acumula resultados expressivos na classe. Entre eles, estão as medalhas de ouro no Mundial da Juventude 2024 e nos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025, além do top-10 na Semana Olímpica Francesa de Vela do ano passado.

“Iremos aproveitar para realizar, de 13 a 26 de janeiro, um Training Camp com ambos os atletas. Esta troca é muito positiva e prepara os dois para a temporada, além de já adaptá-los às condições do evento-teste que se inicia logo na sequência”, explica Juan Sienra, Gerente de Esportes da CBVela.