Meteorologia e Oceanografia

Tempo e Clima, entenda a diferença!

Tempo e clima são palavras comumente utilizadas hoje em dia e a diferença entre elas está, na verdade, na escala temporal que as envolve. Existem variações que ocorrem em poucas horas e processos que se dão em décadas ou centenas de anos.

Tempo se refere ao estado físico momentâneo da atmosfera em um determinado local, ou seja, consiste no estado temporário das condições atmosféricas. Algumas das variáveis meteorológicas que definem as condições do tempo são: temperatura do ar, precipitação, vento, umidade, cobertura de nuvens, entre outras. O tempo pode ser previsto numa escala de curto prazo, que pode variar de minutos a dias apenas, pois as condições atmosféricas estão em constante alteração como, por exemplo, a passagem de uma frente fria que provoca uma mudança rápida do tempo, passando de um dia claro e quente para chuvoso e frio.

Clima é a condição ou comportamento médio da atmosfera para determinada região, obtidos através de métodos estatísticos, onde se considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para o qual, demanda uma longa série de dados meteorológicos e ambientais. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) recomenda-se um período de 30 anos para a análise climática.

O clima é caracterizado por uma combinação de fatores como a latitude, altitude, orientação em relação a corpos d’água, montanhas, direção predominante do vento, etc.

Em suma, quando se fala em clima estamos olhando para as médias de temperatura, precipitação, umidade, velocidade e direção do vento e de outras variáveis do tempo que ocorrem durante um longo período em determinada região, e se refere a um padrão que se repete.

Para não esquecer mais a diferença entre tempo e clima, basta lembrar que clima é o que se espera, como um inverno frio, e tempo é o que se encontra de fato, como um dia frio com chuvas isoladas.

tempo e clima
Fonte: https://pt.slideshare.net/guilhermedrumond90/clima-e-tempo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário