Sem categoria

Joana Freitas abre o Brasileiro de Optimist Oakberry na liderança

Joana Freitas abre o Brasileiro de Optimist Oakberry na liderança

A velejadora Joana Freitas foi o grande destaque do primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry. Com disputas muito equilibradas, a atleta do Rio de Janeiro foi a única a conquistar duas vitórias nesta segunda-feira, em excelentes condições, com vento nordeste variando entre 17 e 19 nós. Também vale destacar a performance da flotilha do ICSC – Veleiros da Ilha, que colocou três atletas entre os dez primeiros.

Foi um dia muito bom. Tinha bastante vento e ondas, o que é uma condição muito favorável para mim. Minha expectativa é velejar bem e espero que tenhamos mais dias assim“, comentou a líder do campeonato.

Com 2 pontos perdidos, Joana lidera a flotilha de mais de 180 barcos. Ela tem um ponto de vantagem sobre Felipe Strassburger, do ICSC – Veleiros da Ilha, e seus companheiros de equipe, Arthur Back e Zion Brandão, todos com 3 pontos perdidos. Na quinta colocação, também do Rio, está Eduardo Backheuser, com 4 pontos perdidos.

Foi um dia muito bom, com ventos muito fortes. Tive um bom desempenho, conquistando um primeiro e um segundo lugar“, disse Felipe Strassburger.

Com 6 pontos perdidos, estão o paulista Felipe Fridrich (EVI), em 6º lugar, a gaúcha Uma Creixell (CDJ) e o catarinense Theo Sartor (Veleiros da Ilha), ambos empatados em 7º lugar. Em 9º lugar, com 7 pontos perdidos, vem Henrique Sasaki (Veleiros da Ilha), e em 10º lugar está a capixaba Livia Quintas, com 9 pontos perdidos.

Flotilha do Veleiros da Ilha:

Além dos três atletas entre os 10 primeiros colocados, a flotilha do Veleiros da Ilha continua bem representada. Lara Candemil finalizou a segunda-feira na 21ª colocação, seguida por Lucas Leal em 23º, Gustavo Borges em 70º, Andre Borges em 94º, Sofia Paradeda em 135ª, Joaquim Krauspenhar em 157º e Barbara Furlin em 170ª.

Para esta terça-feira, as previsões indicam condições semelhantes ao primeiro dia, e a intenção da Comissão de Regatas é promover mais duas disputas. “O Campeonato começou com um ótimo nível técnico e excelentes condições. Nossa intenção é realizar mais duas regatas nesta terça-feira“, avaliou Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.

Na terça-feira (9) e na quarta-feira (10), ocorrerão as regatas da fase classificatória. Na quinta-feira, as disputas individuais darão lugar à competição por equipes, e de sexta a domingo, os atletas retornarão às regatas individuais para a fase final do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry.

Classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry após duas regatas (10 primeiros)

1 – Joana Freitas (ICRJ – RJ) – 2pp

2 – Felipe Strassburger (ICSC – SC) – 3pp

3 – Arthur Back (ICRJ – RJ) – 3pp

3 – Zion Brandão (ICRJ – RJ) – 3pp

5 – Eduardo Backheuser (ICRJ – RJ) – 4pp

6 – Felipe Fridrich (EVI – SP) – 6pp

7 – Uma Creixell (CDJ – RS) – 6pp

7 – Théo Sartor (ICSC – SC) – 6pp

9 – Herique Sasaki (ICSC – SC) – 7pp

10 – Livia Quintas (ICES – ES) – 10pp

Programação e Serviço – 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

Local: Sede Oceânica – Veleiros da Ilha, Jurerê

Data: 8 a 14 de janeiro

8 de janeiro a 10 de janeiro

A partir das 13h – Regatas da fase de classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

11 de janeiro

Campeonato Brasileiro por Equipes

12 de janeiro a 14 de janeiro

A partir das 13h – Regatas da série final do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário