Sem categoria

Campanha do “Dia do Marinheiro” conquista crianças, jovens e adultos

“Ah, se você fosse Marinheiro!”: o lema da Campanha do Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro pela Marinha do Brasil (MB), já está na cabeça e nos corações de crianças, jovens e adolescentes por todo o País. A estratégia de comunicação da Força iniciou-se no último dia 3, durante a Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional, que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), e se estende até o dia 31 de dezembro.  

A campanha, que acontece ao mesmo tempo nas mídias sociais e em instituições públicas e privadas, e repercutida na imprensa, objetiva ampliar, na sociedade, a Mentalidade Marítima em prol do reconhecimento do trabalho dos militares da MB e, principalmente, conscientizar os brasileiros sobre a importância da Amazônia Azul e da proteção das vias navegáveis. Exemplo disso é a repercussão do tema entre os alunos do Instituto Presbiteriano Gammon, sediado no município de Lavras (MG).  

Fruto da iniciativa da professora de História, Marina Ferreira Ribeiro, os alunos da instituição tiveram um dia de criatividade e reflexão para que expressassem suas percepções sobre o assunto. A professora Marina exibiu o filme da recém-lançada campanha para o 13 de Dezembro, que foi baseada na música “Maresia” – letra de Antônio Cícero e Paulo Machado e voz e interpretação de Adriana Calcanhotto – e sugeriu aos jovens do 6° ano que fizessem um desenho inspirado na frase: “Ah, se eu fosse marinheiro”. A compreensão e o resultado alcançados foram registrados com entusiasmo pelas professoras (veja na Galeria de Fotos a seguir).  

A interação entre estudantes se baseou na cooperação entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e o Instituto Gammon. “Quem agradece pelo aprendizado e conhecimento adquiridos são os alunos dessa Instituição, que abrange desde a educação infantil até o ensino superior e possui mais de um século de tradição”, afirmou a professora Marina.

“São contribuições assim que devem ser reconhecidas e enaltecidas por um País que tem no mar um importante vetor de sobrevivência e prosperidade. À professora Marina e seus alunos, a nossa continência”, celebrou o Secretário-Adjunto da SECIRM, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Lancellotti.   Recentemente, como parte das comemorações da Semana da Pátria, em setembro, os alunos da educadora fizeram uma visita virtual à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), quando puderam conhecer o Programa Antártico Brasileiro, as atividades desenvolvidas pela MB e as pesquisas científicas conduzidas pelas universidades na EACF.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/