Notícias

Rio Boat Show retorna à Marina da Glória e movimenta o setor

Superando a expectativa de público e de geração de negócios, a 23ª edição do Rio Boat Show alcançou ótimos resultados. Além de expor os melhores fornecedores e estaleiros do mercado, o evento também recebeu autoridades do setor, reafirmando a importância do evento para o turismo náutico do país.

Durante oito dias, mais de 35 mil visitantes passaram pela feira, movimentando R$ 253 milhões em negócios, com 174 embarcações vendidas, o que representa um crescimento de 15% em relação à edição anterior. “O Boat Show é um evento que impulsiona o setor náutico e toda a sua cadeia produtiva. Durante a pandemia percebemos um crescimento expressivo que se confirmou nesta edição”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. “Ter um barco como opção de lazer para a família, te dá a oportunidade de sempre mudar de visual e isso é um atrativo. Com a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar, viver sob águas se tornou uma realidade”, completa Ernani.

Sempre presente nos eventos do Grupo Náutica, a Schaefer Yachts considera o Rio Boat Show como o evento mais importante do ano no setor náutico. “O Rio Boat Show é onde iniciamos e fechamos ótimos negócios, como um ciclo. Apresentamos pela primeira vez ao público a Schaefer 450, e vendemos três unidades dessa lancha durante o salão. Só aí, já se demonstra o grande potencial do evento”, frisa Rodrigo Loureiro, gerente de Marketing do estaleiro catarinense. 

Os veleiros e catamarãs também se destacaram durante a feira.  Cecília Avena, sócia da Aloha Náutica, distribuidora exclusiva da francesa Beneteau, contou ter vendido o luxuoso veleiro Oceanis 51.1 e tem outros dois catamarãs e um monocasco em negociações avançadas. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado obtido na feira. Além do agradável clima da Baía de Guanabara, pudemos fechar bons negócios e expor a nossa marca, gerando leads de qualidade para negócios futuros”, comemora.

A Ventura Marine, um dos maiores fabricantes de lanchas do Brasil, investiu em conceituar seus produtos voltados exclusivamente para esportes aquáticos, como é o caso da V220 Surf. O estaleiro trouxe o campeão panamericano de wakeboard, Marcelo Giardi, o ‘Marreco’, como parceiro para apresentar a embarcação para o público. “O Rio Boat Show é uma grande vitrine e o salão é ótimo gerador de negócios, por isso é estratégico para nós estar aqui”, avalia André Motta, diretor da Ventura Marine.

Além de movimentar o mercado náutico, o Rio Boat Show também se consolidou como um hub de oportunidades e geração de negócios para além do setor. Priscila Anjos, da Ademicon, a maior administradora independente de consórcios do Brasil, avaliou de forma positiva sua participação. “O público é muito qualificado e disponível para conhecer a nossa proposta. Além de consórcios náuticos, também fechamos negócios em diferentes segmentos”, ressalta.

Já a Boatlux, empresa de compartilhamento de embarcações por cotas, performou para além do seu consumidor final. “O público pode ver o nosso potencial como negócio. Nós vendemos duas unidades da nossa franquia e temos outras dez em negociação avançada, além de vários leads gerados”, revela Rafael Constermani, diretor de operações da Boatlux.

O Rio Boat Show 2022, maior salão náutico da América Latina, foi realizado entre os dias 3 e 10 de abril, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.