Notícias

Reinaugurada a Estátua do Escoteiro no Rio

Cerca de 500 escoteiros, bandeirantes e visitantes compareceram ao Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo, no último dia 24 de setembro (2022), para presenciar a tão esperada Reinauguração da Estátua “O Escoteiro”, que desde 2019 estava fora das ruas do Rio de Janeiro sendo restaurada pela campanha liderada pelo CCME e pela UEB-RJ.

O evento foi presidido pelo chefe Andre Torricelli (CCME) tendo início às 09:30 com a execução dos Hinos do Chile e do Brasil, pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Diversos lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros e chefes escoteiros estavam formados na entrada do parque, de frente para a Estátua coberta pelo famoso “bandeirão” dos Escoteiros do Mar. Na lateral, foram formadas as autoridades, e na outra, os porta-bandeiras, com os pavilhões do Chile, do Brasil e da União dos Escoteiros do Brasil. Após os hinos, o mestre de cerimonias explicou ao público sobre o contexto histórico da doação da Estátua em 1926 e todos os percalços que levaram a sua restauração e a Reinauguração. Fizeram, ainda, uso da palavra os Presidentes do CCME e da UEB-RJ, o SubPrefeito da Zona Sul, o Cônsul do Chile que enalteceu a relação entre os dois países e esses histórico em comum, e o Contra-Almirante Jaques, que falou sobre o apoio dado pela Marinha do Brasil ao escotismo.

As autoridades presentes foram o Cônsul do Chile, Sr Juan Bordoli; o Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira (Diretor de Assistência Social da Marinha do Brasil); o Deputado Otavio Leite; o Sr Flavio do Valle (Subprefeito da Zona Sul) e Alexandre Rinaldi; o Sr. João Luiz Reis (Subsecretário de Projetos Especiais e Pavimentação); Lucas Padilha (SubSecretário de Meio Ambiente do Município); Sr André Leonardo Fernandes (Presidente da UEB-RJ) e André Sá (Distrital da Zona Sul); o Sr. Erval Allemand S Fº (Presidente do CCME); da Srª Vera Dias, que é a maior especialista em monumentos do município, do representante do Almirante-De-Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar (Diretor Geral de Navegação); do Padre Hugo Galvão (Capelão Nacional dos Escoteiros do Brasil).Tocador de víde

Após a linda apresentação, os lobinhos e escoteiros contaram com uma rodada de bases com temas correlatos a questão da Estátua “O Escoteiro”, como: “molde em gesso”, “ações de socorro em desastres”, “encadernação”, “rapell”, “espiritualidade” e “música escoteira”.

A “Comissão pela Conservação dos Monumentos Escoteiros”, que atuou a frente da campanha reunindo CCME e UEB-RJ, realizou mais de 40 reuniões presenciais na sede do Centro Cultural e diligências a orgãos públicos, desde maio de 2019, arrecadando cerca de R$ 30.000,00 para a recuperação da Estátua. A Comissão foi composta pelos seguintes chefes escoteiros Andre Torricelli, André Sá, Erval Allemand Fº, Fábio Marques, Marcelo Motta, Milene Ponce De Leon, Roberto Escossia e Roberto Cesar Rodrigues, ainda ressaltando a ajuda do Deputado Federal Otávio Leite que realizou a interlocução com alguns orgãos públicos.