Notícias

Lançamento do Livro “Educação para Paz” e homenagem ao Ch Nilvan

O CCME acrescentou mais um capítulo a sua história na noite desta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, quando recebeu o lançamento do livro “Educação pela Paz” escrito por Ana Paula Pereira, que é referência de estudo acadêmico sobre o escotismo, enquanto movimento de educação não formal.

A escritora foi uma mãe que entrou para o movimento escoteiro trazendo seus filhos, e com o passar do tempo cumpriu os cursos escoteiros e atuou nas chefias. No âmbito universitário realizou pesquisas sobre o movimento quando cursava pedagogia. Com o passar do tempo, conforme expôs na alocução da última noite, percebeu que a Academia não possuía trabalhos sobre a centenária proposta educativa do escotismo e tomou a iniciativa de ser pioneira no tema, motivo pelo qual acabou por se tornar referência para diversos pesquisadores o que a levou a publicar o livro em tela.

A noite foi aberta pelo Sr Andre Torricelli, que em nome do CCME, fez uso da palavra anunciando sobre os dois homenageados da noite, a professora Ana Paula e o chefe Nilvan Xavier, tecendo uma apresentação sobre ambos, seus históricos e feitos pelo escotismo.

O presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro, Sr André Leonardo Fernandes, iniciou a homenagem ao Chefe Nilvan, entregando a Medalha da Perseverança, concedida pela direção nacional, pelo empenho colaborando na campanha “Escoteiros pelo Líbano” antes e depois no período de Covid19, momento muito difícil para o movimento escoteiro, e ocasião em que o chefe atuou com bravura e destaque, colaborando para que as doações de alimentos chegassem a Beirute, beneficiando as crianças vítimas de uma terrível explosão que aconteceu em 2020. O Conselheiro do CCME, Sr José Luiz Azevedo, procedeu a entrega da Medalha Gratidão Bronze, referente a uma homenagem prestada pelo CCME, pelo chefe ter viajado do Rio a Beirute, anos antes, na fragata “Independência” divulgando o Escotismo do Mar brasileiro desde remotas ilhas até grupos portugueses, franceses, espanhóis e árabes, quando atuava pela missão de Paz da Marinha que foi do Brasil ao Líbano.

Após as devidas homenagens, o escritor e romancista escoteiro, chefe João do Carmo (133°GE) fez uso da palavra homenageando a escritora Ana Paula, e o ato de empenhar-se na escrita do livro em benefício do escotismo, encerrando a solenidade. A partir deste momento a escritora concedeu autógrafos ao público presente e foi oferecido um coquetel aos presentes.