Marinha

Submarino Museu Riachuelo completa 50 anos de lançamento ao mar

Crédito: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) celebrou, na quarta-feira (10), os 50 anos do lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo” (S-22), ocorrido em 6 de setembro de 1975. A cerimônia foi realizada no Espaço Cultural da Marinha, no centro do Rio de Janeiro, onde o submarino encontra-se em exposição para visitação pública, na condição de museu, desde 1997.

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, entre as quais o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Machado Vazquez.

Durante o evento, o Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante (Reserva) Gilberto Santos Kerr, destacou o simbolismo da data. “É com grande satisfação que celebramos, hoje, os 50 anos do lançamento ao mar do Submarino Riachuelo. Este submarino é feito de aço, baterias, periscópio e torpedos, mas também é feito de memórias, porque cada imersão, cada chegada e saída de porto, cada tripulante qualificado para o serviço deixou sua marca neste casco”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o Diretor parafraseou o escritor Denis Waitley: “O Patrimônio Histórico é como um submarino navegando em silêncio e em águas profundas”. E completou: “Desde o primeiro instante, compreendi o compromisso da DPHDM em manter viva a chama de nossa tradição, mergulhando até a cota profunda de seus maiores bens, preservando a propriedade cultural da Marinha de forma silente, interpretando-a para o nosso público.”

Do mar para a história

Construído na Inglaterra, o Riachuelo fez parte da classe “Oberon”, posteriormente denominada classe “Humaitá”. Os submarinos dessa classe trouxeram avanços operativos inéditos para a Força Naval, como novas técnicas de controle de avarias, identificação por sonar com análise espectral, emprego do sistema de tiro computadorizado Tios (Tiro de Precisão) e inovações na navegação eletrônica por satélite.

O Riachuelo foi incorporado à MB em 27 de janeiro de 1977 e atuou por mais de 20 anos de serviços operativos, participando de comissões e exercícios nacionais e internacionais, como as operações “UNITAS” e “FRATERNO”, ambas voltadas ao adestramento conjunto e à cooperação entre Marinhas amigas.

Em 12 de novembro de 1997, foi desativado e transformado em submarino-museu, passando a cumprir uma nova missão: aproximar a sociedade brasileira de sua história naval.

“O Submarino-Museu Riachuelo já recebeu milhares de visitantes, encantando crianças, jovens e adultos que, ao atravessarem suas escotilhas, se surpreendem com a vida a bordo e imaginam como seria servir em um submarino”, ressaltou o Vice-Almirante Kerr.

Legado e continuidade

O Riachuelo foi o sexto navio a ostentar esse nome, que rememora a Batalha Naval do Riachuelo, vitória decisiva da Marinha brasileira durante a Guerra da Tríplice Aliança. Hoje, o ciclo se renova com o Submarino “Riachuelo” (S-40), primeiro da Classe Riachuelo desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). “O passado e o futuro se encontram neste nome. De um lado, o Riachuelo-Museu, que preserva a história; de outro, o novo Riachuelo, que projeta o futuro da Força Naval, fortalecendo a capacidade de defesa do País”, concluiu o Diretor da DPHDM.

Como visitar

O Espaço Cultural da Marinha situa-se no Boulevard Olímpico da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com uma área expositiva de cerca de mil metros quadrados, está localizado na Orla Conde, entre o Largo da Candelária e a Praça XV. Instalado nas antigas docas da Alfândega, sobre uma área aterrada na segunda metade do século XIX, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1996.

Com uma combinação de cultura, história e passeios imperdíveis, o espaço é uma excelente opção para quem deseja aprender mais sobre a história do Brasil e explorar um dos mais belos cenários do Rio durante as férias.

A entrada para o espaço é gratuita às terças-feiras, exceto em feriados. Para os passeios marítimos e visitas à Ilha Fiscal, os ingressos variam de R$ 30,00 (meia entrada) a R$ 60,00 (inteira), e podem ser adquiridos pelo aplicativo “Marinha Cultural” (IOS/Android) ou pelo site da “Ingresso com Desconto”. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

O Museu Naval encontra-se no Centro do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel, nº 15, Praça XV, aberto de terça a domingo. A entrada é gratuita.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário