Marinha

Porta-Aviões São Paulo será desmontado na Turquia

Arquivo / Divulgação

O porta-aviões São Paulo  NAe São Paulo (A-12), que esteve à serviço da Marinha do Brasil entre 2002 e 2014, e havia sido descomissionado em 2020, será desmontado na Turquia dentro de dois meses.

O mesmo passou por passou por concorrência internacional por falta de estaleiro certificado pelas regras internacionais no Brasil.

O São Paulo foi encomendado em 1963, pela Marinha Francesa, batizado como Foch (R99). Foi transferido em 2000 para o Brasil, onde se tornou a naucapitânia da armada. Sob a identidade francesa, o gigante de 32,8 mil toneladas, 265 metros e 1.920 tripulantes atuou em frentes de combate na África, Oriente Médio e na Europa, em apoio às tropas da coalizão nos conflitos dos Balcãs.

Em dezembro de 2014, foi anunciado que o São Paulo iria continuar em serviço até 2039, quando o navio teria quase 80 anos. Durante sua carreira no Brasil, no entanto, o porta-aviões sofreu problemas e nunca conseguiu operar por mais de três meses sem necessidade de reparos e manutenção devidos. Em 14 de fevereiro de 2017, a Marinha Brasileira anunciou que o navio seria desmobilizado e posteriormente desmantelado, pelos altos custos para uma atualização de um equipamento já considerado obsoleto. Em 12 de março de 2021 seu casco foi leiloado para ser desmontado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário