Marinha

Operantar completa 40 anos

Os preparativos para a OPERANTAR XL obedeceram fielmente às exigências impostas nos protocolos sanitários das autoridades brasileiras e chilenas e, também, as diretrizes do Conselho de Gerentes de Programas Antárticos Nacionais (COMNAP), com a finalidade de manter a Antártica livre do vírus Sars-CoV-2.

No dia 16 de outubro, o Navio fez uma parada logística em Rio Grande (RS), no Complexo Naval da 4a Seção da Barra, onde contou com o suporte do Comando do 5º Distrito Naval e da Estação de Apoio Antártico em Rio Grande (ESANTAR-RG), para preparação e desinfecção dos materiais destinados à montagem de acampamentos científicos na Península Antártica, bem como das vestimentas especiais para o frio, além de outros itens.

Passada essa etapa, o “Gigante Vermelho”, como é carinhosamente chamado o H-44, lançou-se ao mar em direção sul, rumo a Punta Arenas, costeando o Uruguai e a Argentina, para mais uma fase da missão. Navegou pelo Estreito de Magalhães, chegando na cidade chilena em 24 de outubro, onde deu continuidade às atividades logísticas com o embarque de materiais, gêneros alimentícios, sobressalentes, equipamentos e combustíveis.

A OPERANTAR XL terá a duração de cerca de seis meses, se encerrando no dia 13 de abril de 2022, com o retorno dos navios antárticos para o Brasil.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário