A Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), com aeronave AH-11B “Super Lynx” embarcada, participa dos exercícios navais em alto-mar da Operação “Unitas LXV”, que foi iniciada nesta segunda-feira (2) em Valparaíso, no Chile, e se estenderá até dia 12 deste mês. O evento, que tem a participação de mais de 4 mil militares de 24 países, 17 navios, 2 submarinos e 23 aeronaves, teve cerimônia de abertura realizada a bordo Navio-Multipropósito chileno (LSDH-91)“Sargento Aldea”.
Desde 1960, a “Unitas” é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos da América (EUA) e, nesta edição, tem o Chile como país-sede. Os principais objetivos da operação são incrementar a interoperabilidade das Marinhas por meio da condução de operações navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, além de fortalecer relações diplomáticas e estreitar os laços de cooperação entre os países participantes.
Na abertura do evento, o Comandante de Operações Navais da Armada do Chile, Vice-Almirante Claudio Maldonado, compartilhou a satisfação de participar da “Unitas” e de serem os anfitriões do evento. “Estamos muito contentes em participar do exercício. A Operação permite à Armada do Chile mostrar suas capacidades e preparação para planejar e conduzir operações”, afirmou.
Também na cerimônia, o Vice-Comandante da Força-Tarefa da Operação, o Contra-Almirante Richard S. Lofgren, da Marinha dos Estados Unidos, afirmou estar confiante de que a operação será um sucesso. “É uma bela experiência, é uma verdadeira honra poder participar neste exercício e poder trabalhar em conjunto com aliados e amigos para continuar a fortalecer a nossa visão de cooperação internacional”, disse.
Adicionar Comentário