Marinha Mentalidade marítima

Documentário “O Atlântico Sul na construção do Brasil Independente”

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha apresenta o minidocumentário “O Atlântico Sul na construção do Brasil independente”, sobre uma série de valiosos acervos cartográficos do setor de Obras Raras da Biblioteca da Marinha, investigando o contexto da cartografia do Atlântico Sul entre os séculos XVIII e XIX, e seu impacto na independência do Brasil.

Como fio condutor, a pesquisa convida à reflexões sobre o uso do mar e os interesses que condicionavam a geopolítica dos oceanos à época. A pesquisa, empreendida por Heloisa Meireles Gesteira (Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST), Iris Kantor (Universidade de São Paulo – USP) e Maria Dulce de Faria (Biblioteca Nacional – BN), conferiu novos sentidos a esse acervo, em grande medida derivado da antiga Biblioteca Real dos Guardas-Marinha, presente no Brasil desde 1808. Mas os benefícios dessa pesquisa vão além.

Pela primeira vez, parcela significativa desse acervo foi digitalizado em alta qualidade e está disponível para consulta pública na Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha, alargando as atuais fronteiras do conhecimento histórico.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário