Marinha

Documentário: Luz verde no convoo

No dia 23 de agosto, a Aviação Naval completou 100 anos. Comemorando esta data especial, o Centro de Comunicação Social da Marinha – CCSM produziu o filme “LUZ VERDE NO CONVOO” que conta os principais marcos de uma rica história que começou no ano de 1916 com a criação da Escola de Aviação Naval no Rio de Janeiro, iniciativa do então  Ministro da Marinha Almirante Alexandrino Faria de Alencar. O pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil, em prol da segurança e do desenvolvimento nacional, contribuiu para o desbravamento das rotas aéreas sendo a experiência, precursora do atual Correio Aéreo Nacional. As aeronaves estiveram também em operações de patrulha em defesa do nosso litoral e áreas fronteiriças.

O lançamento do filme ocorreu no Cine-Teatro do Clube Naval Piraquê-RJ no dia 27 de outubro último, às 20:00 horas. Estiveram presentes várias autoridades. Entre elas o Diretor do Centro de Comunicação Social de Marinha CA Flávio Augusto Viana Rocha, o Comandante de Operações Navais AE Sergio Roberto Fernandes dos Santos, o Diretor de Aeronáutica da MB VA Carlos Frederico Carneiro Primo, o ex-Comandante da Escola Naval VA Marcelo Francisco Campos, o  Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha VA José Carlos Mathias e, o AE Mauro Cesar Rodrigues Pereira.

Na linha do tempo, em suas idas e vindas, aprendemos que o governo de Getúlio Vargas extinguiu tanto a Aviação Naval como a do Exército, criando a Força Aérea independente. Porém, em 1952 ressurge a Aviação Naval em sua segunda fase, com a recriação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Posteriormente em 1965 no governo do Mal. Castelo Branco, por força de Decreto Presidencial, a Marinha ficou restrita às aeronaves de asa rotativa, os helicópteros. Finalmente, como é narrado no filme, o AE Mauro Cesar Rodrigues Pereira então Ministro da Marinha (1995-1999), foi responsável pelo retorno dos aviões de “asas fixas” a força Aéreo Naval, decisão homologada pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998.

O filme mostra também de forma comovente o envolvimento e comprometimento de cada integrante da Família Naval com os objetivos maiores do Estado Brasileiro, manifestado por um elevado grau de motivação, responsável pelos inestimáveis resultados alcançados neste seculo de história.