Marinha

COM TECNOLOGIA 100% BRASILEIRA, CIAGA INAUGURA SIMULADORES DE PASSADIÇO E PRAÇA DE MÁQUINAS

No dia 10 de abril de 2018 foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a inauguração dos novos Simuladores de Passadiço e Praça de Máquinas. O evento contou com a presença de membros da comunidade marítima e Sociedade Amigos da Marinha.

DSC_0294
Simulador de Passadiço desenvolvido pela Marinha do Brasil

O Simulador de Passadiço desenvolvido pela Marinha do Brasil é o primeiro inteiramente com tecnologia nacional capaz de reproduzir uma situação real através de simulação de um navio mercante para treinar e capacitar futuras tripulações. Ele incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos, geração de ondas e de todos os estados do mar, possui gráficos para instrumentos e visualização para fora da janela do navio. O software de controle permite criar cenários em vários locais e para diferentes tipos de operações, seguindo normas de certificação Det Norske Veritas (DNV). Flexível, capaz de uma grande versatilidade em termos de navios tem uma estrutura modular capaz de gerar diferentes camadas de imersão. Trata-se de um simulador completo, que permite a realização de treinamentos realistas, para uma imensa gama de cenários, como avarias, incêndio, falha em equipamento, pane elétrica, entre outros.

O Simulador de Passadiço foi desenvolvido em parceria com o Centro de Analises de Sistemas Navais (CASNAV), Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).

DSC_0503
Equipe do CASNAV, CIAGA e FEMAR, responsáveis pelo projeto

Baseado nos modelos comerciais mais modernos, o Simulador de Praça de Máquina é o primeiro simulador de máquinas nacional com 30 computadores em rede e monitores touchscreen distribuídos em salas que representam diferentes setores de um navio. É capaz de simular uma planta baseada nas máquinas tipicamente encontradas em navios mercantes de grande porte movidos com motores a diesel de baixa rotação, incluindo mais de 70 telas que representam a planta elétrica de propulsão de forma fiel.

A escolha do tipo de embarcação reflete uma configuração de máquinas comum entre os navios mercantes da frota brasileira, sendo ideal para o uso em um centro de formação e treinamento. O instrutor pode selecionar um dos diversos cenários iniciais instalados ou salvar seu próprio. Avarias podem ser introduzidas em qualquer bomba, filtro, válvula e outros equipamentos. O projeto foi feito usando a plataforma LINUX, usando as linguagens Java e C++.

DSC_0522
Equipe responsável pelo projeto do Simulador de Praça de Máquinas

O domínio da tecnologia específica de simuladores permite que a Marinha do Brasil detenha o conhecimento técnico, possibilitando a capacidade de atualizações no simulador ao longo dos anos e elaboração de diferentes configurações, bem como o desenvolvimento de novos simuladores de Submarinos ou navios de superfície da Marinha do Brasil. Desta forma, a detenção desta tecnologia autóctone configura-se um marco na história da Marinha e do Brasil.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário