Marinha

Brasil, Colômbia e Peru participam de operação inédita de controle fluvial

A Marinha do Brasil (MB) realizou de forma inédita uma operação combinada de controle fluvial em coordenação com a Armada da República da Colômbia (ARC) e a Marinha de Guerra do Peru (MGP), na tríplice fronteira, nos dias 1 e 2 de agosto. Mais de 200 embarcações foram abordadas e inspecionadas no período. Além de aprimorar a integração e o adestramento das tropas, a coleta de informações foi significativa para o planejamento de ações futuras.

A operação combinada envolveu troca de informações de inteligência, coordenação de esforços e interoperabilidade. A ação teve como objetivo fortalecer a presença e o monitoramento em rios estratégicos da região amazônica, de forma a contribuir com a segurança da navegação, combater crimes transfronteiriços (como tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal) e proteger as populações indígenas e ribeirinhas.

O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, explicou que a ação foi idealizada dentro da Operação “BRACOLPER”, iniciada no dia 18 de julho. Um Centro de Coordenação Operacional foi estabelecido na Capitania Fluvial de Tabatinga e no Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”.

Também foram empregados o Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”, uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, lanchas da Capitania Fluvial de Tabatinga, os navios ARC “Reyes” e ARC “Arauca”, da Colômbia, e o BAP “Castilla”, do Peru, além das Guardas Costeiras e Capitanias dos países estrangeiros.

51 anos de Operação BRACOLPER

Neste ano, a Operação “BRACOLPER” completou 51 anos. Desde sua primeira edição, em 1974, a “BRACOLPER” evoluiu de um caráter mais diplomático e protocolar para ações cada vez mais operativas. O tradicional treinamento multinacional é realizado com intuito de fortalecer a interoperabilidade, a confiança entre os países e para reforçar os laços de amizade.

Na primeira fase, entre 18 e 22 de julho, as atividades aconteceram na cidade de Letícia, na Colômbia, e na segunda, entre 25 e 30 de julho, os esforços foram concentrados na cidade de Iquitos, no Peru. A terceira fase será realizada em Manaus (AM), em setembro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/