ESPORTE Vela

Lars Grael e Maurício Bueno eleitos os melhores velejadores do Brasil fora das classes olímpicas

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Lars Grael e Maurício Bueno foram eleitos, pelo perfil @regrasderegata , do Instagram, comandado por Ricardo, o BLU, como os melhores velejadores do ano de 2023 fora das classes olímpicas.

Lars e Maurício venceram a Vintage Gold Cup, um evento somente para barcos da Classe Star de madeira. Durante todo o ano, Lars, mesmo se recuperando de uma contusão na coluna, dominou as regatas locais na classe VPRS com o barco Avohai e ainda finalizaram o ano conquistando o título do Sul-americano da Classe Star, o hexacampeonato na categoria.

“Estou absolutamente surpreso. Foi um ano de nostalgia onde comemorei 40 anos do título Mundial da classe Snipe em dupla com meu irmão Torben, 35 anos de minha primeira medalha olímpica em 1998 em Seul na classe Tornado com o Clínio de Freitas. Foram onze eventos na classe Oceano vencendo sete com o Avohai. Foi um ano também onde tive que parar por conta de dores na coluna, primeiro semestre foi muito difícil, mas melhorei no segundo velejando na Star que é minha paixão nesses últimos anos e conquistando alguns títulos importantes como a Vintage Gold Cup, evento com 32 barcos e seis campeões mundiais e no final do ano o Sul-Americano, ambos com meu parceiro Maurício Bueno, meu sexto título. Ser distinguido pela @regrasderegata foi uma surpresa muito boa e agradável e agradeço a todos”, disse em depoimento Lars.