ESPORTE Vela

Duplas do Veleiros da Ilha brigam pela liderança no Brasileiro de 29Er

Crédito: Gustavo Golçalves

O Campeonato Brasileiro de 29er chegou ao segundo dia de competições nesta quarta-feira (1), em Jurerê. Com o vento perdendo força (5 – 7 nós) e rondando de norte para nordeste, a comissão ainda assim conseguiu realizar três regatas, todas elas com vitórias de duplas catarinenses. As líderes Clara Mateus e Livia Nogueira venceram uma, enquanto os atuais campeões brasileiros, Guilherme e Fernando Menezes venceram duas, deixando a diferença entre as duplas em apenas um ponto. 

Após seis regatas realizadas, Clara e Livia somam 13 pontos contra 14 de Guilherme e Fernando. “O dia foi positivo. Velejamos melhor do que terça-feira e isso nos ajudou a subir na classificação. As meninas também estão velejando muito bem e o campeonato será bastante disputado até o fim”, comenta Guilherme Menezes, timoneiro da dupla.

Na terceira posição estão os gaúchos Lucas Rech  e Lucas Althaus, do Clube dos Jangadeiros, e em quarto estão João Marcelo Carlin e Luc Le Corre (Veleiros da Ilha e YCSA). O dia também foi positivo para a outra dupla feminina do Veleiros da Ilha, Melissa Paradeda e Luana Kath, que estão fazendo sua primeira competição nesta classe. Em sexto no geral, a dupla catarinense subiu para a segunda posição entre as meninas.

Para essa quinta-feira (2), estão previstas mais três regatas, sempre com início às 13h.

O Campeonato Brasileiro de 29er é o segundo grande evento da temporada para a categoria 29er. No começo do ano, em São Paulo, ocorreu a Copa da Juventude, com títulos das duplas do Veleiros da Ilha: Guilherme e Fernando; Clara e Livia. As duas competições fazem parte de um grupo de quatro eventos que servem como classificatória para o Mundial da Juventude, no mês de dezembro, em Búzios.