
Terminou no último sábado (18), em Ilhabela-SP, a Copa Brasil BRB de Vela 2025. Com 138 barcos e 160 velejadores inscritos, o evento contou com disputas intensas nas classes ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Dingue, Finn e 470, além da participação da base com Optimist, 420 e 29er. Mais uma vez, a competição foi realizada na Escola Municipal de Vela Lars Grael, com organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Prefeitura Municipal de Ilhabela e da Federação de Vela do Estado de São Paulo – confira aqui algumas fotos da edição deste ano.
Com condições variadas entre quarta-feira e sábado, a Copa Brasil foi etapa Seletiva para formação da Seleção Brasileira de Vela Jovem, e mais uma vez palco de grandes disputas, inclusive com classes como ILCA 7 e 420 sendo decididas apenas nas últimas regatas. Para conferir os campeões de cada classe, clique aqui.
“Competição de altíssimo nível, principalmente por ser seletiva para o Mundial da Juventude, mas nas classes Olímpicas também tivemos uma ótima participação, com destaque para as classes 470, ILCA 7 e ILCA 6 feminino. Tecnicamente uma semana muito boa de regatas, com ventos variados. Tivemos ventos fracos, médios e fortes, e raias diferentes, com mais e menos ondas. No último dia fechamos tradicionalmente como tem sido, com uma frente fria e ventos fortes de sudoeste, desafiando os velejadores. Agradeço a Prefeitura, ao CBC e ao BRB, nosso grande parceiro. Mais uma vez a CBVela fez uma ótima Copa Brasil. Que venha 2026, pois esperamos poder retornar para Ilhabela com mais um evento de alto nível”, comentou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.
“Quero agradecer a Ilhabela e ao Prefeito Toninho Colucci, que transformou a vela em política pública e por sempre ter dado suporte ao nosso esporte. Envio também meu agradecimento ao Banco BRB, que impulsiona o esporte olímpico e a nossa modalidade. E quero parabenizar todos os campeões, sobretudo aqueles que se classificaram para o Mundial da Juventude. O Brasil ganhou medalhas de ouro nas duas últimas edições deste evento e torço para que tenhamos sucesso novamente”, declarou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Diretor Secretário da CBVela.
“Parabenizo a CBVela, a Escola de Vela, e todos os envolvidos neste evento, em especial os pais e os velejadores. Com vocês e essas embarcações, Ilhabela fica ainda mais bonita. Vocês são os artistas que fazem isso acontecer. Parabéns a todos que participaram e aos que conseguiram a classificação para o Mundial da Juventude”, destacou o Prefeito Toninho Colucci.
Entre os participantes que vão integrar a Seleção Brasileira de Vela Jovem no Mundial da Juventude 2025, em Vilamoura, Portugal, destaque para Francisco Dal Ri, de 17 anos, que conquistou uma dobradinha na Copa Brasil. Com o título de ILCA 6 masculino, o jovem se garantiu como representante brasileiro na classe na competição deste ano. “Tive um desempenho muito bom, com uma média excelente ao longo do campeonato. Nos primeiros dois dias eu venci 4 regatas. Gostei muito do campeonato e, de quebra, garanti minha vaga. Desde 2021 eu busco essa classificação, então estou muito satisfeito”, comentou o velejador.
Assim como na Copa Brasil BRB de Vela de Praia, em Fortaleza, o evento em Ilhabela também recebeu a Diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carol Neves. “Nós representamos a Lei de Incentivo e viemos aqui para trazer mais energia, fé e esperança através do esporte, porque o esporte é vida, e eu sempre falo que a água cura. Ficamos muito felizes de estar aqui e ver crianças, adolescentes, jovens e adultos que são frutos de projetos sociais incentivados”, declarou.
Sustentabilidade: uma tradição dos eventos da CBVela
A sustentabilidade já faz parte do DNA dos eventos da CBVela, e a Copa Brasil 2025 foi mais um marco neste sentido. Entre as ações deste ano, tivemos a presença da Green Bag Brasil, empresa que realiza o upcycling de velas e pipas de kite que não são mais utilizadas, transformando o material em bolsas, peças de vestuário e demais acessórios. Além disso, o encontro em Ilhabela marcou também o início oficial da parceria entre a CBVela e o Viva Instituto Verde e Azul, que realiza a observação e monitoramento de animais marinhos e tem um posto avançado de pesquisa em Ilhabela.
Outro momento que tornou a competição ainda mais especial foi a sanção da Lei que cria do Dia do Velejador e da Velejadora de Ilhabela, a ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de outubro. “A CBVela sugeriu para o Vereador Ezequiel, presidente da Câmara Municipal, e ele apresentou um projeto de Lei para criar o Dia do Velejador e da Velejadora de Ilhabela. E o prefeito Toninho Colucci sancionou a Lei no dia da abertura da Copa Brasil. Isso é sustentabilidade também, porque impulsiona essa conexão do território com as pessoas que criam a identidade local da cidade, muito marcada por ser a Capital Nacional da Vela”, destacou Sandra Di Croce Patrício, Gerente de Sustentabilidade da Confederação.
Todas as ações realizadas e demais orientações sobre o comportamento sustentável em competições de vela podem ser encontradas no Guia de Sustentabilidade oficial do evento – clique aqui para baixar.
Velejada exclusiva em Ilhabela
Para fechar o evento com chave de ouro, o último dia reservou uma ação especial proporcionada pelo Banco BRB, patrocinador oficial da CBVela e da Copa Brasil. No sábado, clientes do banco puderam observar os competidores em ação por um novo ângulo, diretamente da água, participando de uma velejada em um veleiro de Oceano no Canal de São Sebastião.
“Foi uma experiência nova, mesmo com a gente morando em Ilhabela. Com o convite da CBVela e do BRB, viemos aqui para fazer uma experiência imersiva e foi bem bacana. Sempre estivemos no asfalto, e agora estávamos dentro d’água para poder assistir”, comentou Gledson Kafé Silva, cliente do banco que chegou a guiar o veleiro por alguns minutos.
A CBVela agradece ao BRB e a todos os seus demais patrocinadores que possibilitam a realização da Copa Brasil, como a Florence Marine X, o Instituto YDUQS e a OceanPact, que colaborou ativamente com a previsão do tempo através do app SeaSpot.
Adicionar Comentário