ESPORTE Vela

Com 3 regatas realizadas no sábado, II Troféu da Vela Feminina conhece as campeãs

A cerimônia de encerramento e premiação do II Troféu da Vela Feminina ocorreu neste domingo (02). Realizada neste fim de semana pelo Iate Clube de Brasília, com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a competição reuniu velejadoras nas classes Ranger 22 e Dingue, e teve 3 regatas válidas, todas realizadas no sábado – pelas condições do vento, não houve disputa no segundo dia. Para conferir os resultados, clique aqui.

“Ficamos muito felizes por estarmos velejando entre mulheres. São poucos os momentos que conseguimos nos juntar só com velejadoras, encontrar mulheres de outros estados, outras oficiais de regatas. A proposta da CBVela é formar treinadoras, oficiais de regata e promover a vela feminina. Conseguimos cumprir com esses objetivos aqui. Estamos encerrando os trabalhos bem contentes em Brasília, com sentimento de missão cumprida”, destacou Maria Hackerott, velejadora e coordenadora do evento.

A ação em água foi concentrada no sábado (01), com a realização de duas regatas pela manhã e uma após o almoço. Na classe Ranger 22 o título ficou com o barco Bacurau, com a tripulação composta por Julia Sampaio, Maria Hackerott, Marcia Martins e Marilia Souza. Já na classe Dingue o primeiro lugar foi para a dupla Tatiana Vasconcelos e Cristina Motta Santos.

“Foi uma bela surpresa, fiquei muito feliz pelo resultado. Infelizmente não conseguimos fazer regatas hoje (domingo), por conta do vento, mas ontem conseguimos fazer três regatas legais, e foi uma excelente experiência. Espero poder participar novamente no ano que vem”, celebrou Julia Sampaio, timoneira campeã na Ranger 22.

Além das regatas, a programação contou ainda com atividades voltadas à formação e ao incentivo técnico das atletas, como palestras a partir do dia 27/10, uma clínica de Ranger 22 nos dias 30 e 31 de outubro, e um curso de formação para oficiais de regata mulheres.

Além disso, o evento também faz parte do programa internacional Clean Regattas, que estimula boas práticas de sustentabilidade dentro e fora d’água. Todas as participantes foram incentivadas a adotar medidas de redução de impacto ambiental durante o evento – para conferir o Guia de Sustentabilidade, clique aqui.

E a próxima edição já tem local confirmado: o Cabanga, em Recife-PE, irá receber a próxima parada, em 2026. No ano passado, a estreia do evento ocorreu em Niterói-RJ.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário