ESPORTE Vela

Após quase quarenta horas no mar, 75ª Regata Santos-Rio tem campeão definido

Crédito: Flávio Perez

A equipe de vela oceânica Phytoervas venceu a 75ª edição da Regata Santos-Rio, mais antiga travessia do País. O veleiro comandado por Marcelo Bellotti completou o percurso de 195 milhas náuticas (360 km) entre Santos e Rio de Janeiro em 39 horas, 57 minutos e 49 segundos. Completaram o pódio o Rudá de Mário Martinez, fita azul da regata, e o Dona Bola, de Ricardo Tramujas. 

O time de Marcelo Bellotti velejou entre os primeiros desde a saída de Santos, chegando a liderar a flotilha, numa disputa acirrada com o Rudá.  Foi o terceiro a chegar ao Iate Clube do Rio de Janeiro.

A 75ª Regata Santos-Rio reuniu um total de 24 veleiros nas classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, RGS-Clássicos e Mini 6.5. A prova contou com a chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, e abriu o calendário do Circuito Rio, que terá outras regatas de percurso e barla-sota entre os dias 6 e 9 de novembro. 

“Foi uma regata dura, desafiadora, ainda mais em um barco como o nosso, que não tem nenhum conforto. Este ano, sabíamos que podíamos brigar na ponta. Temos um time maduro, um barco rápido, ajustado para a regata longa”, apontou o comandante Marcelo Bellotti. 

“Ter um bom planejamento e um time capacitado nos deu chance de fazer uma regata super segura, com diversas trocas de velas e sempre velejando para frente, na melhor relação de velocidade e ângulo. Estamos muito felizes com o resultado! Só posso agradecer o time, a Phytoervas e a Galapagos que nos patrocinam. Agradeço também o apoio da Volvo Penta, da Pier Boat e Orcca Navega”, completou Bellotti. 

Para a 75ª Regata Santos-Rio, o time foi formado por Marcelo Bellotti no comando, ao lado de Lucas Mesquita, Alexandre Wissenback, Linneu Sales, Enzo Accioly, Herculano Frazão, Patrick Woodyatt, Douglas Said, Paulo Neto e Gui Westphal.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário