ESPORTE Vela

Final da Copa Amizade Internacional de Soling

A Copa Internacional Amizade de Soling encerrou neste domingo (26), após quatro dias espetaculares de disputas e celebrações no Clube Veleiros Do Sul. O evento reuniu velejadores da classe Soling de diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos e Brasil, em clima amistoso e de descontração, os competidores fizeram um ótimo campeonato, mostrando a integração da classe e a funcionalidade do modelo da competição.

Sobre o formato, a Copa Amizade tem como principal característica promover maior praticidade e equidade para os velejadores através do sistema de sorteio e rotação dos barcos. Além disso, os competidores não precisam carregar equipamentos, visto que a organização do evento oferece os itens necessários para que todos possam disputar com mais praticidade.

A Copa Internacional Amizade iniciou na quinta-feira (23), pela tarde, foram realizados os sorteios junto da apresentação das regras para os dias de regatas. Odécio Adam, gerente esportivo do VDS, e Nelson Ilha, presidente internacional da classe soling, conduziram o briefing ilustrando a área de regatas, as divisões das fases (qualificatórias em duas fases, repescagem, finais flotilha ouro e prata), explicando o revezamento dos participantes entre competidores e juízes, visto que é uma proposta da competição com o intuito de integração.

Na sexta-feira (24), por volta das 13h, foram realizados os procedimentos para o início das disputas. A noite de sexta contou com uma roda de samba, com direito a churrasco, trazendo os estrangeiros para o clima do carnaval brasileiro. A fase classificatória encerrou com as regatas de sábado (25), dividindo as equipes para as seguintes fases: repescagem e finais das flotilhas ouro e prata.

O domingo (26), trouxe a grande final da Copa Internacional Amizade de Soling, a programação do dia começou com a tradicional reunião de timoneiros, seguida pela regata de repescagem. As regatas da flotilha ouro foram iniciadas entre o meio-dia e 13h da tarde, após duas regatas, os campeões foram definidos: A Equipe 11, de André Warlich, Carlos Alberto Trein e Roger Lamb foi a grande vencedora da Copa Amizade, o segundo lugar ficou com a Equipe 2, de Nelson Horn Ilha, Manfredo Floricke e Gustavo Ilha, o terceiro lugar do pódio foi da Equipe 8, de Michael Dietzel, Anna Dietzel e Anton Dietzel.

Finalizando as disputas, a última regata do dia completou o restante da tabela geral. Por volta das 16h, deu-se início à cerimônia de premiação que encerrou a primeira edição de 2023 da Copa Internacional Amizade de Soling. Os participantes mostraram toda sua satisfação ao fim da competição, principalmente os convidados vindos de fora do país, parabenizando o Clube e a Comissão de Regatas pela ótima organização e gestão da competição.

O evento contou com patrocínio do Golden Lake – Multiplan, Velas Quantum e Cabos Velo. Pam Costuras e Ana Marley Eventos apoiaram a confraternização de sexta-feira.