ESPORTE Vela

Veleiros da Ilha leva título com dobradinha no Brasileiro de 29Er

Danilo Caboclo/SixComm

Deu Veleiros da Ilha no lugar mais alto do pódio. Pelo segundo ano consecutivo, Guilherme e Fernando Menezes conquistaram o Campeonato Brasileiro de 29er. O bicampeonato dos irmãos gêmeos foi confirmado neste sábado (4), último dia de competição na raia de Jurerê, em Florianópolis. Para completar as comemorações, Clara Mateus e Livia Nogueira venceram na categoria Feminino, também pela segunda vez, confirmando a dobradinha do Veleiros da Ilha.

O campeonato foi muito disputado e decidido apenas na última regata. Estamos felizes de conquistar o título em casa. Foi uma semana muito dura. Queria parabenizar também as meninas, que fizeram um grande campeonato”, comentou Guilherme Menezes, timoneiro da dupla.

O dia amanheceu com sol e o vento nordeste foi ganhando força ao longo do dia. Duas regatas foram realizadas e na primeira delas os gaúchos Lucas Rech e Lucas Althaus levaram a melhor, com as duas duplas do Veleiros da Ilha em segundo (Guilherme e Fernando) e terceiro (Clara e Livia). Já na segunda regata do dia, Guilherme e Fernando foram mais consistentes e venceram a última regata da programação.Clara e Livia terminaram em terceiro e, além do título Feminino, garantiram o vice-campeonato geral. Lucas Rech e Lucas Althaus ficaram em terceiro no geral, enquanto Júlia Afonso e Giovani Ramos ficaram em quarto e João Marcelo Carlin e Luc Le Corre terminaram em quinto.

O campeonato foi bem disputado e definido na última regata. Fizemos um bom duelo com os meninos. Esse resultado é importante para nossa campanha em busca da vaga para o Mundial da Juventude”, disse Clara Mateus, timoneira da dupla.

Após o Campeonato Brasileiro de 29er, as duas duplas catarinenses seguem na liderança da seletiva para o Mundial da Juventude, que acontece em Búzios, em dezembro. São quatro competições válidas como seletiva e as duas primeiras foram vencidas por Guilherme e Fernando e Clara e Livia. Além do Brasileiro, os catarinenses venceram a Copa da Juventude, realizada em São Paulo no começo do ano.