ESPORTE Vela

Phytoervas 4Z vence regata Ilha das Cabras

O barco Phytoervas 4Z foi o vencedor da regata de estreia da temporada 2023 da vela oceânica paulista, realizada no sábado, dia 4.

A equipe ganhou a Volta da Ilha das Cabras, sediada no Iate Clube de Santos (ICS) no tempo corrigido da classe ORC e também foi a Fita-Azul, a primeira a cruzar a linha de chegada.

Os velejadores do Phytoervas dominaram a regata de 15 milhas náuticas de ponta a ponta completando o percurso em 2 horas, 53 minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou o Asbar 4 e em terceiro o Inaê Soto Transbrasa.

Mas para chegar ao resultado positivo, a tripulação do Phytoervas teve que correr contra o tempo para disputar a regata em Santos (SP). Os velejadores ficaram no ICS fazendo os últimos ajustes no Soto 40 e chegaram ao local de prova apenas 10 minutos antes do tiro de largada.

A correria deu certo, e o veleiro Phytoervas 4Z saiu vencedor da Volta da Ilha das Cabras. Foi o mesmo resultado de 2022. ”Ficamos com o barco pronto quase na hora”.

”Tudo muito natural para um veleiro que passou por reformas para a temporada. No começo da regata tivemos uma largada melhor, com boa escolha de estratégia”.

”Continuamos fazendo boas escolhas tanto de velas quanto também de posicionamento apesar de ser uma regata difícil com bastante buraco de vento”, disse Marcelo Bellotti.

”O time está todo mundo motivado, é muito legal começar ganhando e ter renovação da Phytoervas e mais a chegada da Ambipar Response. Agora vamos para a próxima regata da Copa Mitsubishi em Ilhabela (SP), na próxima semana”.

O time 4Z mantém a filosofia de mesclar o elenco entre novos e experientes velejadores. A estratégia resultou na conquista do troféu Super 40 do Circuito Rio e o bronze da classe ORC, na Copa Mitsubishi.