ESPORTE Vela

Copa Mitsubishi tem vento sul no domingo em Ilhabela

Tudo indicava outro dia difícil neste domingo (16) na raia do Canal de São Sebastião, quando as equipes e comissão técnica se dirigiram para o extremo norte, já que a previsão indicava um dia com ventos do quadrante leste que, na realidade, não apareceram.

Com quase meia hora esperando o vento, os primeiros sinais de que na realidade ele viria do sul já se manifestavam. E não deu outra. Pouco antes das 14h largava a primeira regata do dia, para a classe C30, sob um vento que oscilava entre 15 e 17 nós e com a comissão de regatas nas proximidades da Vila, centro histórico de Ilhabela.

Na sequência, largada da classe ORC, seguida da HPE. BRA-RGS e RGS Cruiser. Todas relizaram uma regata com boias de barlavento montadas um pouco antes do Porto de São Sebastião.

O Relaxa Building, de Tomas Mangabeira, na classe C30, terminou o dia na liderança da etapa, ao conquistar uma 5ª e uma 1ª colocação nas duas regatas da classe realizadas hoje.

O Bravo, de Jorge Berdasco, que conquistou duas 2ª colocações hoje, soma os mesmos 8 pontos do Relaxa, mas ocupa a segunda colocação pelos critérios de desempate.

Com uma vitória e uma 4ª colocação hoje, o Tonka, de Demian Pons ocupa a terceira colocação geral da classe.

Outra classe que conseguiu realizar duas regatas hoje foi a HPE25, que conta com a liderança do Espetáculo, de Luis Fernando Staub. A equipe hoje conquistou um 1º e um 2º lugares, aliás, as mesmas coloações do Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn, que vem na segunda colocação geral.

Em terceiro no acumulado, o Ginga, de Breno Chvaicer, e em quarto o Mussulo, de José Guilheme Pereira Caldas. Ambos hoje conquistaram uma 3ª e uma 4ª colocações.

Na RGS Cruiser, classe que correu regatas apenas neste final de semana, vitória da equipe Bossa Nova, de Valéria Ravani, ao vencer as duas regatas disputadas. Em segundo lugar o Helios, de Marcos Gama Lobo. 

Na terceira colocação da RGS Cruiser o Cambada, de Luiz Fernando Giovannnini.

A única regata do dia para a classe BRA-RGS teve vitória do Sossegado, de Marco Hidalgo. Em segundo, My Boy, de Lars Muller. O Zeus, de Paulo F. Moura chegou na 3ª colocação hoje. 

Com isso, no acumulado da classe, Zeus, Beleza Pura e My Boy são os três primeiros.

Na Orc Racer assumiu a liderança o 4z Phytoervas, de Marcelo Belloti, apesar da 4ª colocação na regata de domingo.

Em segundo na geral da ORC Racer, o Phoenix 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori. Na terceira colocação, o Rudá 3,  de Mario Martinez.

O Xamã, de Sergio Klepacz, lidera a ORC Cruiser, seguido do Lucky Alforria, de Luiz Villares, e do Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva.

Etapa se encerra com almoço e premiação no próximo final de semana

A Copa Mitsubishi retorna no próximo final de semana, com uma programação ainda mais especial. No sábado, dia 22, um almoço aguarda os velejadores após a regata, durante a canoa de cerveja e no domingo, dia 23, a etapa se encerra com a premiação geral.